bahia

segunda-feira, 10 de outubro de 2016 14:44

Saiba quais os coiteenses que se deram bem em outros municípios e os derrotados nas últimas eleições

Não tivemos informações se os coiteenses que fizeram história em Gandu e Andaraí (as duas últimas fotos) apresentaram algum familiar na disputa

Esquerda para á direira: Joélcio (Santaluz) Joseval (Barrocas), Coité (Vera Cruz) e Vandick (Belém). Parte de baixo: Guina (América Dourada) Tiago de Carvalho (Cardeal da Silva) João Zito (Teolândia) Almir Ramos e Renato Costa

Esquerda para á direira: Joélcio (Santaluz) Joseval (Barrocas), Coité (Vera Cruz) e Vandick (Belém). Parte de baixo: Guina (América Dourada) Tiago de Carvalho (Cardeal da Silva) João Zito (Teolândia) Almir Ramos (Gandu) e Renato Costa (Andaraí)

A maioria dos candidatos coiteenses que reside em outros municípios da Bahia e fora do estado, não se deu bem nas últimas eleições municipais. O CN publicou uma matéria durante a campanha mostrando a vocação política do coiteense e destacou os que estão na ativa, alguns concorreriam a reeleição, outros tentando voltar a vida pública depois de alguns anos afastados. Após o resultado final a situação ficou a seguinte:

Vera Cruz (comemora)

Coité PP

Coité PP

José Carlos da Silva Santana, 59 anos, conhecido popularmente por Coité, foi reeleito vice-prefeito de Vera Cruz. Na eleição passada (2012) concorreu pelo PT e agora pelo PP numa composição de chapa com Vinicius do PMDB. Eles tiveram 10.051 votos, (44,88%), o segundo ficou 7.829 votos (34,96%) tiveram outras três chapas inscritas.

Quem também se reelegeu em Vera Cruz foi Carlos Rejane da Silva Santana o” Coitezinho” filho de Coité, ele que é o atual presidente da Câmara. Ele obteve 525 votos e ficou em 5º lugar entre os 13 eleitos.

América Dourada (comemora)

Guina

Guina

O coiteense Agnaldo Oliveira Lopes, conhecido por Guina, um dos grandes empresários da Bahia no ramo de implementos agrícolas, sendo o diretor presidente da Casas do Implementos de Feira de Santana, depois de governar o Município de América Dourada que fica entre Morro do Chapéu e Irecê, este ano não concorreu, mas indicou sua esposa Rose (PSD) e ela se deu bem, foi eleita com 5.140 votos (50,97%) válidos, seu adversário Joelson do PR ficou com 4.908 votos (48,67%).

Varzedo (comemora)

Ari / Bahia

Ari / Bahia

Ariecilio Bahia da Silva – Conhecido em Varzedo município da Micrroregião de Santo Antônio de Jesus, por “Bahia” é policial civil – Não nasceu em Coité, mas estudou e trabalhou por muito tempo na cidade, até que foi prestar seus serviços de servidor público do estado, na cidade de Varzedo onde também despertou o lado politico, concorreu pelo Partido Social Cristão (PSC) o cargo de prefeito e venceu o pleito com 3.541 votos (54,70%) enquanto seu adversário Valtinho (PP) obteve 2.932 votos (45,30%) dos votos válidos.

Teolândia (comemora)

João Zito

João Zito

O município de Teolândia no Sul da Bahia também teve o trabalho do coiteense João Ramos de Oliveira – João Zito como é conhecido naquele município. Não tivemos informações de quantos mandatos ele exerceu, apenas o último que aconteceu entre 97 a 2000. Ele é pai do atual prefeito da cidade é Lázaro Andrade de Oliveira (PMDB), reeleito prefeito com 4.690 votos (56,51%) o segundo colocado Marcos do PDT obteve 3.610 votos (43,49%) dos votos válidos.

Cardeal da Silva (lamenta)  

Tiago de Carvalho

Tiago de Carvalho

O coiteense Tiago de Carvalho com 86 anos, está concluindo seus oito anos de vice-prefeito do município, no qual está na história também por ter sido o primeiro prefeito. Ele praticamente encerra com derrota, pois a candidata por ele apoiada Missinha do PR, ficou em segundo lugar com 2.053 votos, enquanto que a vencedora foi outra mulher, Mariane (PTN) que obteve 3.219 votos.

Cardeal da Silva já vem sendo governado por mulher desde 2009 com Maria Quitéria, ela que também presidente a União das Prefeituras da Bahia – UPB.

Santaluz (lamenta)

Joélcio Martins

Joélcio Martins

Joélcio Martins (PMDB) que tentava o quarto mandato de prefeito de Santaluz perdeu para a candidata Quitéria Araújo (PSD), esposa do ex-prefeito de dois mandatos Joselito Junior, conhecido por Júnior do Max. Joélcio obteve 11.167 votos (46,52%) dos votos válidos, enquanto a vencedora recebeu 11.930 (49,70%).

Barrocas (lamenta)

Joseval Mota (PR)

Joseval Mota (PR)

O ex-vice-prefeito do Município de Barrocas Joseval Ferreira Mota, 66 anos, (PR) que lutava pelo terceiro mandato de vice, não conseguiu se eleger na chapa encabeçada por Tita de Roque (PP) apoiada pelo atual prefeito Almir de Maciel. A chapa governista foi derrotada pelo candidato do PMDB Jailson Ferreira (Jai de Barrocas) com uma diferença de 448 votos, ou seja, Jai obteve 5.769 (52,02%) e Tita 5.321 (47,98%).

Belém do Pará (lamenta)

Vandick Lima - PPS

Vandick Lima – PPS

Outra triste surpresa aconteceu em Belém do Pará com a não reeleição do vereador Vandcik Lima (PPS). O vereador que está no terceiro mandato buscava o quarto consecutivo. Ele que se tornou um dos maiores ídolos do Paysandu, estando na galeria dos craques que levaram o Papão do Curuzu a conquista o titulo da Copa dos Campeões, que rendeu a presença do bicolor na Taça Libertadores da América em 2002.

Vandick se elegeu pela primeira vez em 2004 pelo PMDB com 8.654 votos, a segunda em 2008 pelo PP (9.742 votos) 2012 também pelo PP( 9.718 votos) e nesta concorrendo pelo PPS obteve 4.795, caindo praticamente para a metade dos votos conquistados nas três disputas anteriores. O CN chegou a divulgar uma reportagem que colocava Vandick entre os três melhores numa pesquisa de intenção de votos, no entanto, no resultado das urnas ele ficou em 40º lugar. A Câmara de Belém é composta por 35 vereadores.

Cotia – SP (lamenta)

Lino da Saúde

Lino da Saúde

No interior paulista tem o vereador natural de  Coité José Lino Gomes. Lino da Saúde como é conhecido politicamente em Cotia saiu candidato a reeleição pelo Partido Social Liberal – PSL, mas não obteve êxito, pois ficou em 30º lugar com 992 votos, numa câmara com apenas 13 vagas.

Várzea Nova (lamenta)

Dion

Dion

Dion Avelino é paraibano, mas na sua juventude morou e estudou em Coité, foi morar em Várzea Nova, na Região do Jacobina onde continuou a relação comercial com Coité,pois, é empresário do ramo de sisal. Entrou na politica e se tornou prefeito por vários mandatos, inclusive é o atual gestor, mas acabou derrotado no último dia 2 quando tentava a reeleição pelo PSD.

Dion obteve 2.691 votos (39,86%) mas seu adversário Joãozinho do PSL conquistou a maioria quando recebeu 4.060 votos (60,14%) do votos válidos.

Redação CN

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.

%d blogueiros gostam disto: