educacao

quinta-feira, 27 de outubro de 2016 17:08

Seminário de encerramento do Pacto/Pnaic 2016 reúne profissionais da educação no município de Ipirá

O evento realizou-se no auditório da Coordenadoria de Educação de Ipirá e teve como objetivos ampliar a compreensão sobre o processo de alfabetização na organização do trabalho pedagógico na perspectiva da inclusão e da interdisciplinaridade

whatsapp-image-2016-10-27-at-11-53-39

Educadores de todas as cidades do Polo 18 marcaram presença

Aconteceu na última quarta-feira (26), no município de Ipirá, o Seminário do Pacto/Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) voltado para os professores municipais. O objetivo é formar os profissionais da educação através de um novo modelo didático, no qual é possível trabalhar tanto a parte teórica quanto a prática, compartilhando experiências através do Seminário e dos estudos realizados durante o ano, com o apoio dos coordenadores locais, coordenadores multiplicadores e orientadores de estudo do programa.

O evento realizou-se no auditório da Coordenadoria de Educação de Ipirá e teve como objetivos ampliar a compreensão sobre o processo de alfabetização na organização do trabalho pedagógico na perspectiva da inclusão e da interdisciplinaridade e também reconhecer e legitimar a garantia dos direitos de aprendizagem dos educandos do Ciclo I (1º, 2º e 3º ano) e do circulo complementar, (4º e 5º ano) a partir dos relatos de experiências no âmbito da alfabetização, das escolas das redes municipais de educação dos municípios pertencentes ao Polo 18-Ipirá, formado pelos municípios de Baixa Grande, Ipirá, Macajuba, Mairi, Pintadas, Ruy Barbosa, Várzea do Poço e Tapiramutá.

whatsapp-image-2016-10-27-at-11-54-50

Esquerda para a direita: Vilma,Fabrícia e Emanuelle

Além do Seminário que teve por objetivo socializar as práticas formativas e de trabalho pedagógico realizado pelos professores alfabetizadores ao longo do processo de formação desenvolvidos junto à equipe do Pacto/Pnaic, aconteceu também, uma mesa redonda com a apresentação das Experiências Exitosas dos professores alfabetizadores e do ciclo complementar do Polo 18, mediada pela Professora Jozeni Silva do Município de Tapiramutá.

A equipe do Pacto/Pnaic do polo de Ipirá, professora Emanuelle Evangelista, (coordenadora regional), professora Fábrica Mota, (supervisora estadual) e a professora Vilma Cristina Santos (formadora estadual) destacou que a importância desse projeto é ver o envolvimento de todos os profissionais da educação trabalhando pelo mesmo objetivo. E segundo elas, foi uma oportunidade de trocar experiências, sair da solidão da sala de aula e poder compartilhar seu conhecimento com outros educadores.

whatsapp-image-2016-10-27-at-11-53-39-1

Cantinhos Pedagógicos

Outro ponto que segundo os coordenadores merece destaque, são as salas de aula muito atrativas e estimulantes à alfabetização, como percebido através dos “cantinhos pedagógicos” montados pelos municípios, relataram as formadoras. Destacaram ainda, a atuação do coordenador e a importância do papel dos educadores, pois “o ensinar não se restringe ao letramento de ler e escrever, mas incluem o passar valores morais e sociais, trazendo as práticas para dentro do espaço de aprendizado e ensinamento”.

“Foi com certeza um momento que nos trouxe reflexões sobre a prática pedagógica dos professores, sobre as capacidades dos alunos e sobre os direitos de aprendizagem que precisam ser garantidos a todas as crianças”, concluiu a equipe.

A equipe de formadores do Polo 18 – Ipirá agradeceu a participação de todos que de uma forma ou de outra contribuiu para a realização, não só do Seminário, mas de toda a execução do Pacto/Pnaic nos municípios, manifestando sua vontade e interesse de que os coordenadores locais, coordenadores multiplicadores e orientadores de estudo, continuem as ações independente do programa, colocando em prática os conhecimentos adquiridos. Agradeceu o apoio à secretária de Educação de Ipirá, professora Fabiana Silveira Alves, a gestão do NRE 15, através da dirigente Professora Nívea Maria Araújo, aos orientadores e coordenadores e por último parabenizou a todos os professores pela brilhante interação e troca de experiências, que com certeza, foi um momento bastante enriquecedor e propulsor de novos conhecimentos para cada participante desse programa de alfabetização.



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.