bahia

sexta-feira, 14 de outubro de 2016 12:03

Tucano: população ocupa Câmara para barrar aumento de salário de vereadores

Com a pressão popular, ação inédita no município e apenas 11 dias após as Eleições, os vereadores aceitaram formar uma comissão composta por membros do Movimento, do Legislativo e Executivo para discutir a pauta

movimento-contra-aumento-de-salario-de-vereadores-de-tucano-1

Moradores do município de Tucano lotaram o plenário da Câmara Municipal durante a sessão de quinta-feira, 14, para reivindicar a revogação de um Projeto de Lei que aumenta o salário dos vereadores dos atuais R$7 mil para R$10.128,89 a partir de janeiro de 2017.

Intitulado “Não vamos nos calar – Mobiliza Tucano!”, o movimento tomou força a partir da sessão realizada no dia 06 de outubro, quando o aumento foi aprovado por todos os vereadores presentes. A partir daí, a população iniciou uma mobilização nas redes sociais e nas ruas, por meio de abaixo-assinado, vídeo e outras postagens na web, convidando todos para a sessão de ontem.

movimento-contra-aumento-de-salario-de-vereadores-de-tucano-2

Pressionados com a força do movimento, alguns vereadores tentaram justificar o aumento, mas sem sucesso. Para a professora Vera Serra, porta-voz do Movimento, o aumento, embora tenha amparo legal, não é de bom senso. “Bom senso é que este aumento nem sequer fosse cogitado”, defendeu ela depois de falar sobre a crise financeira do país e os índices de pobreza que o estado da Bahia ainda amarga.

Com a pressão popular, ação inédita no município e apenas 11 dias após as Eleições, os vereadores aceitaram formar uma comissão composta por membros do Movimento, do Legislativo e Executivo para discutir a pauta. Além do Projeto de Lei que trata do salário dos vereadores, o Movimento “Não vamos nos calar” vai abordar outro PL que foi aprovado no mesmo dia e que trata do aumento salarial do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais, valores também considerados abusivos pela população.

Embora movimentos de pressão popular desta natureza ainda sejam poucos Brasil afora, algumas cidades não têm aceitado caladas a manobra de políticos que foram eleitos pelo povo. Com essa mobilização de iniciativa popular, Tucano desponta no cenário regional e sai na dianteira ao lado de outros municípios brasileiros que foram à luta e conseguiram não só barrar aumentos, mas diminuir valores que já eram pagos. “A partir de agora nós seremos tucanenses de olhos abertos, lutando pelos nossos direitos”, alertou a professora Vera Serra.

Fonte: Assessoria Movimento “Não vamos nos calar – Mobiliza Tucano!”



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.

%d blogueiros gostam disto: