conceicao-do-coite

domingo, 27 de novembro de 2016 13:05

Coité – Biblioteca Amigos da Leitura comemora aniversário com evento cultural no Povoado de Serrote

Quem compareceu pode assistir apresentações de roda de capoeira, peças de teatro e poesias, feitas por estudantes do povoado e do distrito de Salgadália.

aniversario-de-1-ano-da-biblioteca-de-serrote-foto2-teones-araujo

Deputado Alex da Piatã prestigiou a comemoração e prometeu continuar apoiando o projeto | Foto: Teones Araújo

A estudante Maria Clara (Clarinha), 13 anos, moradora do povoado de Serrote, localizado a cerca de 15 km da sede de Conceição do Coité, ganhou notoriedade nacional, ao aparecer no programa da Rede Globo Encontro com Fátima Bernardes, após matéria do Calila Notícias repercutir sobre sua iniciativa de montar uma biblioteca na comunidade, com ajuda do seu ‘’pai-avô’’, Guiofleu Pereira, para incentivar o hábito de leitura nos jovens, contrariando a realidade da atual geração, cada vez apegada às redes sociais.

Clarinha ao lado de seu avô Guiomar a de

Clarinha ao lado de seu avô Guiofleu a de Semidéia Santos coordenadora de Leitura da Fundação Pedro Calmon | Foto: Teones Araújo

Neste domingo (27), a biblioteca completou 1 ano de criação e comemorou com atividades culturais, tais como apresentações de roda de capoeira, peças de teatro e poesias, feitas por estudantes do povoado e do distrito de Salgadália. Participaram do evento, a secretária de Educação de Coité, Perpétua Sampaio, a radialista de Vilmara de Assis, o deputado estadual Alex da Piatã (PSD) e a coordenadora de Leitura da Fundação Pedro Calmon/Secult, Semidéia Santos, que entregou uma bicicleta do projeto ‘Agentes de Leitura’, a qual será usada para visitas domiciliares e empréstimos de livros. Perpétua Sampaio parabenizou a adolescente pelo incentivo à leitura e dispôs a ajudar na estrutura física e na ampliação do acervo de livros e de brinquedoteca.

Guiofeu tem apoiado o projeto desde o inicio | Foto: Teones Araújo

Guiofleu tem apoiado o projeto desde o inicio | Foto: Teones Araújo

Guió, como é conhecido o pai-avô de Clarinha, bastante emocionado agradeceu a todos que ajudaram e estão ajudando a biblioteca, que completa 1 ano de criação. “Quatro emissoras de televisão já vieram aqui no Serrote, para levar uma boa notícia, um bom exemplo, como esse de minha filha Clarinha…Isso é motivo de muito orgulho”, falou emocionado.

Vilmara disse que sabia que o projeto seria um sucesso

Vilmara disse que sabia que o projeto seria um sucesso

“Quando conheci Clarinha e o projeto, fiz questão de apoiar a ideia, fazendo campanha para doação de livros, no meu programa de rádio. E no dia que ela foi pra Globo, ficava me mandando fotos dos bastidores… Fiquei bastante feliz com a repercussão da iniciativa dessa coiteense, que ficou conhecida no Brasil com uma história tão bonita”, ressaltou a radialista Vilmara de Assis.

O deputado Alex da Piatã (PSD) reafirmou todo apoio à biblioteca: “Nosso mandato tem sido parceiro da Biblioteca Amigos da Leitura, viabilizando doações de livros. Levamos a Clarinha até Salvador para a Biblioteca da Uneb e para a Fundação Pedro Calmon, representada aqui hoje pela coordenadora Semidéia, que trouxe a bicicleta do projeto Agentes de Leitura. E vamos continuar apoiando, pois nos dias de hoje uma atitude como esta tem de ser amparada e valorizada. O governador Rui Costa já está ciente dessa história e vamos tentar agendar uma conversa da Clarinha com ele. É muito gratificante ver um exemplo desse ser propagado pelo Brasil”, destacou.

Cobertura da Televisão

No dia que completou um ano, mas uma equipe de TV esteve gravando para mostrar em rede nacional | Foto: Teones Araújo

No dia que completou um ano, mas uma equipe de TV esteve gravando para mostrar em rede nacional | Foto: Teones Araújo

Depois de noticiada pelo CN, a iniciativa da pequena estudante chamou a atenção da mídia estadual e nacional. Após ser entrevistada por duas emissoras e participar do programa global ‘’Encontro’’, desta vez uma equipe do programa ‘No Caminho da Felicidade’ da Multishow, emissora da GloboSat, esteve no povoado para conhecer a história de Maria Clara e da biblioteca, justamente neste domingo, durante a comemoração de fundação. A apresentadora Susanna Queiroz disse que o programa deve veicular no primeiro semestre de 2017, provavelmente em abril.

Por : Teones Araujo texto e fotos

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.