economia

quinta-feira, 03 de novembro de 2016 09:27

Mais da metade dos aposentados continua a trabalhar, diz Ipea

O principal motivo é a necessidade de complementação de renda, já que para 47% dos aposentados que trabalham, o benefício não é suficiente

Um estudo do Instituto de Pesquisa  Econômica Aplicada (Ipea) revela que entre os idosos com 60 anos ou mais, 51,6% dos homens aposentados e 55,5% das mulheres aposentadas seguem ativos no mercado de trabalho. E que o principal motivo para isso é a necessidade de complementação de renda, já que para 47% dos aposentados que trabalham, o benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não é suficiente.

Ainda segundo a pesquisa – que integra o livro Política Nacional do Idoso, Velhas e Novas Questões – em média, os homens trabalham por mais quatro anos após a aposentadoria e as mulheres por mais dois anos. A investigação aponta que a principal causa para o fenômeno é o fator previdenciário. O instrumento vincula o valor do benefício à idade da aposentadoria, sendo que quanto menor a idade, menor o benefício.

O instrumento, contudo, não cumpriu sua missão e a maioria dos trabalhadores aceitou perder parte do benefício para se aposentar mais cedo. O segundo motivo é o aumento da expectativa de vida da população, que eleva o limite da idade produtiva dos trabalhadores. A pesquisa indica, ainda, que a inserção dos aposentados no mercado de trabalho é precarizada.

Correio



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.