esporte

segunda-feira, 14 de novembro de 2016 13:42

Por ‘não cumprir totalmente com suas obrigações’, Fiba suspende CBB

Federação internacional de basquete aponta série de problemas na entidade nacional; CBB se diz surpresa com medida

O basquete brasileiro está suspenso de quaisquer competições internacionais. A Federação Internacional de Basquete (Fiba) anunciou na tarde desta segunda (14), no final da reunião de seu Comitê Executivo, na Suíça, a suspensão da Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Em 28 de janeiro, haverá uma nova avaliação da situação da entidade nacional para se decidir se a medida será mantida ou revogada.

No início deste mês, a Fiba indicou uma força-tarefa para intervir na CBB, a fim de entender a quantidade de problemas sofridos pela entidade nacional, comandada pelo presidente Carlos Nunes e alvo de uma série de denúncias e de uma grande dívida.

A Fiba apontou que, “apesar do apoio e flexibilidade providas pela Fiba em diversas ocasiões antes dos Jogos Olímpicos do Rio-2016 (…),  a CBB ainda precisa de reestruturação e, atualmente, não está cumprindo totalmente com suas obrigações como federação nacional membra da Fiba”.

Segundo a federação internacional, alguns fatores corroboram com esse tese: não-participação de competições internacionais, como os campeonatos continentais de base e o campeonato mundial adulto 3×3, assim como o cancelamento da etapa do Circuito Mundial de 3×3, marcada para o Rio; falta de controle absoluto da modalidade no país, com terceiros financiando a presença da seleção em competições de base; dívidas não-quitadas com a Fiba; e falta de uma reforma ou de planejamento de reestruturação antes da próxima eleição da entidade.

O Comitê Executivo da Fiba ainda mostrou preocupação com a situação financeira da CBB poucos meses após a realização dos Jogos Olímpicos do Rio-2016.

Em nota, a CBB se disse “surpresa” com a medida. “No início do mês de novembro, a FIBA enviou ao Brasil o dirigente José Luis Saez que, durante reunião na CBB e demais encontros, em momento algum abordou a possibilidade de suspensão da entidade brasileira. Dessa forma, a CBB vai buscar os meios formais e legais para preservar o basquetebol brasileiro”, diz o comunicado, publicado no site da entidade. A CBB ainda informa que nesta quarta (16) irá comentar sobre os itens apontados pela Fiba como motivos para a suspensão.

Com a medida da Fiba, os times brasileiros Flamengo e Mogi não irão mais disputar a Liga das Américas, torneio com as principais equipes sul-americanas e que começará em janeiro. O Mogi disputará a final da Liga Sul-Americana, contra o Estudiantes, da Argentina, no final do mês, já que a competição está em andamento. Mas não se classificará para a Liga das Américas caso seja campeão.

Correio24H



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.