araci

quinta-feira, 24 de novembro de 2016 16:36

Projeto Araci Norte é interrompido pelo TCU por superfaturamento; mais de 51 milhões já foram investidos

O projeto Araci Norte faz parte do sistema integrado de abastecimento de água que está sendo construído para beneficiar 38 mil pessoas em 67 comunidades dos municípios de Araci e Tucano.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O Projeto Araci Norte que tem obra orçada em mais de R$ 51 milhões e beneficiará mais de 38 mil pessoas dos municípios de Araci e Tucano, foi interrompido com cerca 65% do projeto em andamento. De acordo com informações, o TCU (Tribunal de Contas da União), órgão fiscalizador no país, notificou a CERB (Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia) de superfaturamento na obra em seis itens. Na última segunda-feira (21), uma comitiva de Araci estiveram no órgão estadual reunida com o presidente da CERB, Marcus Bulhões, o diretor de Saneamento, Antonio Matos, requerendo explicações da interrupção da obra.

O vereador Jefson Carneiro (PSC), que também esteve na visita, disse que a CERB recebeu a notificação do TCU referente às irregularidades e enviou um documento com mais de 700 páginas explicando todos os detalhes da obra. “Fomos até o órgão porque a população estava cobrando uma resposta da paralisação e, como representantes, devemos dar essa resposta,” contou o vereador. Ainda segundo o vereador, o Tribunal deverá enviar uma resposta até o dia final do mês referente a notificação. Enquanto isso, a população da região aguarda ansiosamente o reinicio das obras.

Projeto Araci Norte
O projeto Araci Norte faz parte do sistema integrado de abastecimento de água que está sendo construído para beneficiar 38 mil pessoas em 67 comunidades dos municípios de Araci e Tucano. A água é captada de dois poços tubulares perfurados pela Cerb na Bacia Sedimentar de Tucano, nas imediações do Morro do Pai Miguel, região do Assentamento Umburana da Serra, com vazões de 250 mil litros/hora cada poço. Além de Araci e Tucano, as comunidades situadas no limite territorial do município de Santaluz também serão beneficiadas. Com todo o sistema em operação, a água será levada aos moradores da zona rural de Araci e Tucano, com extensão de 224 quilômetros de adutoras, 56 reservatórios, 15 estações elevatórias, três estações de tratamento, rede de distribuição de 116 quilômetros, e mais de seis mil ligações domiciliares. A obra faz parte do programa Água para Todos e conta com um investimento total de R$ 51 milhões.

A Voz do Campo



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.