tecnologia

quinta-feira, 10 de novembro de 2016 16:36

WhatsApp muda e agora pede senha para você usar o app; veja

O novo recurso funciona quando o usuário quiser adicionar a sua conta em um novo aparelho.

Foto: ilustração

Foto: ilustração

O WhatsApp Beta recebeu uma atualização que promete mais segurança na hora de transferir a sua conta para outro celular. Agora, é possível ativar a verificação em duas etapas no app. A novidade chegou nesta quinta-feira (10) para a versão de testes do mensageiro, disponível para smartphones com Android e Windows Phone. O update também permite ouvir áudios em segundo plano, mesmo se você sair do aplicativo.

O novo recurso funciona quando o usuário quiser adicionar a sua conta em um novo aparelho. Como o mensageiro não permite o uso do mesmo número em dois dispositivos diferentes, ele costuma enviar um código via SMS para fazer a transferência do WhatsApp para outro celular. Com a verificação em duas etapas, é possível criar uma espécie de “senha” para realizar esse procedimento, além de usar o número fornecido por SMS. Ou seja, a novidade não é obrigatória, mas cria uma camada a mais de proteção, já que somente o próprio usuário saberá o número criado. Veja, abaixo, o passo a passo de como ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp.

Passo 1. Atualize o aplicativo e acesse as opções, na lateral direita na parte de cima da tela. Em seguida, vá em “Configurações” e em “Conta”.

passo_1_1

Passo 2. Toque na opção “Verificação em duas etapas” e, na tela seguinte, vá em “Ativar” para registrar um código de acesso.

passo_2

Passo 3. O aplicativo pede para criar um código de acesso que será solicitado para registrar o número no WhatsApp. Depois, você precisa associar a sua conta a um e-mail para recuperação de dados e reenvio de um novo código, caso esqueça o seu. Em nossos testes, o app só validou o e-mail do Google utilizado no próprio aparelho. Antes de salvar, o mensageiro pedirá que você confirme o código criado e o e-mail. Depois, toque em “Salvar”.

passo_3

Passo 4. O WhatsApp exibirá uma mensagem “aplicando as configurações”. Depois disso, o app ativa a verificação em duas etapas. Se você quiser, é possível desativar o recurso, criar um novo dígito ou alterar o e-mail.

passo_4

O recurso de verificação em duas etapas já é comum em contas de e-mail e até mesmo no Facebook. Com a nova função, o WhatsApp reforça o compromisso com a segurança dos usuários. Vale lembrar que, em abril deste ano, o mensageiro adicionou criptografia às mensagens com o mesmo intuito. Por enquanto, a autenticação em duas etapas só está disponível nas versões beta do WhatsApp para Android e Windows Phone. No entanto, o mensageiro costuma ser atualizado com frequência e as novidades devem chegar em breve à versão oficial do app, incluindo os iPhones (iOS).

Essa mesma atualização para Android também permite ouvir áudios em segundo plano. Agora, o som continua sendo reproduzido, mesmo que o usuário saia da conversa. Em nossos testes, no entanto, a novidade só funcionou indo direto para a tela inicial do celular por meio do botão home. Com a opção de “voltar” do WhatsApp, o áudio foi interrompido.

No Windows Phone, o mensageiro também recebeu outra novidade: informações de armazenamento. Nas configurações do app, agora é possível ver a quantidade de espaço consumido pelas conversas. Essa função já existia na versão do aplicativo para Android e iPhone.

TechTudo



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.