bahia

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016 20:05

Eleitos de Retirolândia, Nova Fátima e Capela do Alto Alegre são diplomados no mesmo local

A solenidade de diplomação aconteceu simultaneamente no Fórum de Retirolândia - Sede da 196ª ZE

Vonte do Merim (Retirolândia), Dr. Ney (Capela) e Adriano (Nova Fátima).

Foi realizado no salão nobre do Fórum Dr. José Dias Teixeira, de Retirolândia, na manhã desta sexta-feira (16), o ato de diplomação dos eleitos em outubro nos municípios de Retirolândia, Nova Fátima e Capela do Alto Alegre, localizados no Território do Jacuípe e Retirolândia no Território do Sisal, pertencentes a recém-criada 196ª Zona Eleitoral. O ato foi presidido pela Juíza Ana Paula Fernandes Teixeira.

Capela do Alto Alegre

Os eleitos por Capela do Alto Alegre, município mais distante da sede da 196ª zona eleitoral, localizado há 77 km, foram os primeiros a serem diplomados. Claudiney Xavier Novato (PCdoB), que irá para seu segundo mandato de prefeito, representando todos os diplomados, disse ser testemunha do trabalho de transparência durante todo processo eleitoral e a capacidade da juíza em promover a pacificação entre os candidatos.

Dr. Ney, como é conhecido, chamou atenção para o desafio que todos aqueles vão encarar em janeiro, pois, segundo ele, existe um descredito dos políticos perante a população e lembrou em especial em Capela do Alto Alegre, que a política está no sangue do povo que nunca desarma o palanque. Além do prefeito, foram diplomados o vice-prefeito Luis Romeu Oliveira Mascarenhas (PSL) e os vereadores Domingos Cunha de Oliveira (Raminho Eletricista – PSL), Jamille Lima de Oliveira Costa (Jamille – PPS), José Jaeckson dos Santos Coelho (Kerô – PT), Luis Marcelo Oliveira Nascimento (Marcelo do Ipirai – PMDB), Noilson Santos Matos (Ticha – PDT), Rafael Carneiro dos Santos (Rafael de Lindu – PP), Ronivaldo Ferreira de Almeida (Rone – PRB), Valdener Araújo dos Santos (Nei da Capelinha – PSB) e vereadora reeleita Osvalci Araújo Parente (Osvalci – PMB).

Adriano vai para seu primeiro mandato de prefeito

Nova Fátima

O vereador mais votado por três eleições consecutivas, José Adriano Santos Pereira (PP), venceu o pleito de 2 de outubro com 50,95% dos votos válidos, derrotando o atual prefeito Amado Cunha (PR), que tentou a reeleição. Adriano Pereira reconhece o momento difícil que vive a classe política e a crise, na sua opinião, institucional, mas tinha um sonho de 20 anos, que era ser prefeito, e garantiu que a situação é desanimadora, mas irá encarar e vencer as dificuldades. O progressista tem como vice, José de Assis Oliveira Porto (SD), que foi reeleito para o exercício da função.

Foram diplomados os vereadores Antonio dos Santos Oliveira (Foinha – PSL), Edmilson Rios dos Santos (Edmilson Rios – PR), Emanoel Santos de Oliveira (Marcone – PSD), Gilmário Ferreira de Oliveira (Gilmário do Sindicato – PCdoB), João Humberto Felix de Souza Junior (Joãozinho – SD), Josenaldo de Oliveira Porto (DEM), Saulo Rios Carneiro (Saulo Rios – SD) e a vereadora Reinalda Mendes de Souza Oliveira (Reinalda – DEM).

Retirolândia

Contando com a presença de um grande número de correligionários, o empresário Alivanaldo Martins dos Santos (PSC), conhecido por Vonte do Merim, foi bastante aplaudido a receber o diploma das mãos da juíza Ana Paula, disse que ainda há homens de bem na política e se colocou a disposição do poder legislativo para realizar um trabalho em defesa do município, pois, segundo ele o momento requer união. Vonte irá administrar o município com o comunista Noé Silvestre, que também foi diplomado vice-prefeito.

Foram diplomados os vereadores reeleitos Adalberto de Araújo Lima (Beto do Ônibus – PP), Aquiles Nereu da Silva Lima (Dr. Aquiles – PEC), José Egnildo dos Santos (Guene do Contador – PCdoB) e Railton de Araújo Costa (Rau – PTC) e os eleitos para o primeiro mandato Nayara Cunha da Silva (Nayara de Dió PP), Dhonat de Andrade Oliveira (Dhon – PRB), Diego dos Santos Cardoso (Diego Cardoso – PSDB) e Anaclecia Andrade da Silva Rios Oliveira (Anaclecia – PR). Elisando Silva Moreira, conhecido por Sandro da vargem retorna a Câmara pelo Partido Social Democrático (PSD).

Dr. Ney, Alex da Piatã, Vonte do Merim e Adriano.

Participação do deputado Alex da Piatã – O deputado Alex da Piatã (PSD) participou do ato e parabenizou a juiza pelo trabalho realizado antes, durante e após o pleito, ressaltando que o resultado foi à tranquilidade nestes municípios e todas as vitórias foram aceitas sem questionamento das coligações que perderam. Sobre os diplomados, parlamentar disse que todos estão preparados para realizar um bom trabalho, mesmo nesta crise. “Vonte é um reconhecido empresário em Retirolândia e bem equilibrado. Adriano Pereira vivenciou três mandatos para vereador e sonhava com este momento. Dr. Ney retorna à prefeitura com mais experiência e consciente dos erros da primeira gestão que serão corrigidos e fará um trabalho bem melhor”, pontuou o pessedista.

Juiza Ana Paula Teixeira responsável pela 196ª ZE que atende Retirolândia. Nova Fátima e Capela do Alto Alegre

Ao falar do grande desafio de coordenar o pleito eleitoral de três municípios, a juíza falou ao CN que encontrou algumas dificuldades pela dimensão da zona eleitoral, já que os municípios de Capela do Alto Alegre e Nova Fátima são distantes da 196ª ZE que funciona em Retirolândia, principalmente por não existir transporte regular, o que certo transtorno para os eleitores. “Mas conseguimos realizar um pleito com tranquilidade”, garante Doutora Ana Paula Fernandes.

A justiça eleitoral mantém um posto em Nova Fátima e a juíza informou que no próximo ano será instalado um em Capela do Alto Alegre e pretende fazer uma revisão extraordinária do eleitoral destes municípios, porque segundo ela existe uma disparidade entre o número de moradores e eleitores.

 

Redação CN –  Fotos: Teones Araújo



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.

  • + LIDAS