bahia

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016 18:35

Pré-candidato a presidente da UPB diz ao possível concorrente que campanha tem sido realizada através de contatos; ‘Não sou rolo-compressor’

Eures Ribeiro responde ao prefeito de Euclides da Cunha a partir de primeiro de janeiro, Luciano Pinheiro, que se coloca como candidato por não aceitar candidatura única do prefeito de Bom Jesus da Lapa

Eures Ribeiro garante que sua candidatura já vem sendo trabalhada a muito tempo

O prefeito do Município de Bom Jesus da Lapa no Oeste da Bahia, Eures Ribeiro (PSD) vinha sendo único nome com pretensão de concorrer a eleição para presidente da União dos Municípios da Bahia – UPB, que deverá acontecer na segunda quinzena de janeiro. No entanto, a partir do 5º Encontro de Prefeitos promovido pela UPB  a cerca de duas semanas, o futuro prefeito de Euclides da Cunha, no Nordeste da Bahia, Luciano Pinheiro, observando a ampla divulgação do nome de Eures, disse que a escolha não poderia ser daquela forma, com uma minoria escolhendo o socialdemocrata como opção única, e Luciano Pinheiro afirmando que não poderia aceitar uma decisão arbitraria.

Luciano Pinheiro disse que vai para disputa porque já tem a garantia de apoio de vários prefeitos de todas as regiões

Pinheiro disse que sua candidatura foi lançada porque a grande maioria dos prefeitos, hoje mais de 100, não pôde opinar, nem fazer reivindicações junto ao outro grupo.

Eures Ribeiro em contato com a redação do CN pediu o direito de resposta, sobretudo para dizer que não houve arbitrariedade e também não se considera um “rolo-compressor”

Eu gostaria de aproveitar o espaço que a Calila Notícias me concede para saudar a população e também os prefeitos eleitos da região nordeste da nossa Bahia para esclarecer algumas questões colocadas pelo prefeito Luciano Pinheiro, de Euclides da Cunha.

Em uma entrevista recente, concedida a este veículo, o prefeito Luciano questionou a minha candidatura à presidência da UPB, e mais especificamente a tentativa de construção de uma candidatura única, o que ele classificou como sendo um  “rolo-compressor”.

Ora, em primeiro lugar eu gostaria de esclarecer que nunca, em toda a minha vida, tive um rolo-compressor à minha disposição. Pelo contrário, sempre me vi diante de uma escada longa e íngreme que eu tive de galgar, degrau por degrau, até chegar aonde cheguei. Nasci numa família pobre e sei o que é ir para a escola de barriga vazia, sem uniforme, sem calçado, sem lápis pra estudar. Foi com enorme sacrifício que me tornei líder estudantil, depois vereador, deputado estadual e prefeito de Bom Jesus da Lapa. Não tive padrinho, nem mecenas, tudo o que eu consegui foi com muito suor e não seria diferente agora que eu pleiteio  a honra de representar meus colegas como presidente da UPB.

Pra chegar até aqui e pleitear a cabeça de uma chapa única à presidência da UPB eu tive de me reeleger prefeito de Bom Jesus da Lapa, depois buscar o apoio dos meus colegas de partido e finalmente passar por uma série de encontros com outros pré-candidatos até convencê-los, democraticamente, que teria mais condições de agregar os prefeitos da Bahia em torno de uma pauta enxuta e factível. Foi um processo longo e trabalhoso empreendido com muita responsabilidade e respeito pela atual presidente da UPB, a prefeita Maria Quitéria. No começo eram 30 pré-candidatos, depois foram 16 e por último foram 8, até que se chegou ao meu nome. Este processo não guarda qualquer semelhança com um “rolo-compressor”. 

Eu tenho ao longo dessa caminhada amealhado apoios importantes, mas nunca me coloquei como o candidato deste ou daquele, e sim como o candidato da unidade dos prefeitos da Bahia.

Unidade não é consenso, unidade não é unanimidade. Unidade é a busca pelo caminho que mais agrega. Nesse momento de crises – crise econômica, crise política, crise institucional -, eu acredito que só nos resta um caminho para superar as enormes dificuldades que enfrentamos para administrar nossos municípios: a unidade.

Não obstante, respeito as opiniões contrárias, reconheço o direito de todo e qualquer prefeito de postular a sua candidatura. Eu só não posso admitir que para tal fim, meus eventuais adversários utilizem-se de uma tentativa de desconstrução da minha candidatura, que é uma candidatura absolutamente legítima.

Por último eu gostaria de agradecer ao prefeito Luciano pela oportunidade que ele me dá de esclarecer essas questões, e me coloco à disposição dele, dos prefeitos da região nordeste e de toda a Bahia para continuarmos dialogando. É o que tenho feito desde o início desta semana, promovendo encontros regionais para ouvir os colegas em seus territórios, conhecer suas demandas, e também pra explicar melhor o nosso projeto.

Defendi e defenderei até o último momento a convergência dos prefeitos em torno de uma candidatura única e que seja capaz de unir os diferentes segmentos político-partidários da Bahia com o único objetivo de marcharmos juntos para juntos conquistarmos mais.

Forte abraço,

Eures Ribeiro
Prefeito de Bom Jesus da Lapa



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.

  • + LIDAS