bahia

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016 19:40

Quijingue: Nininho vai a Salvador e retorna com uma notícia boa e outra ruim; novo prefeito externa o desejo de presidir o CONSISAL

A noticia boa e a ruim envolvem a infraestrutura do município

Nininho (a direita) saiu com certa dúvida quanto a continuidade da construção da Praça, mas disse que tem esperança que o dinheiro destinado esteja em conta. | Foto: Teones Araújo

Eleito prefeito de Quijingue para o quadriênio 2017-2020, o republicano Welington Cavalcante de Gois, mais conhecido por Nininho Góes, acompanhado do  José Romero Rocha Matos Filho (Romerinho – PSL) eleito vice-prefeito, foi a Salvador na quarta-feira (14), mais uma vez, com a missão de antecipar a solução de alguns problemas que considera de extrema necessidade. Nininho Góes chegou cedo a capital do estado e foi a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (CONDER) para verificar a situação da obra de requalificação da Praça Tiradentes, através do convênio 178/2014, firmado com a Prefeitura daquele município no valor de R$ 400 mil.

Praça Tiradentes a mais de dois anos interditada | Foto: Quijingue.com

Segundo ele a primeira noticia não foi boa, pois  a obra se arrasta a mais de dois anos e meio com diversas paralisações e, de acordo com nota técnica da CONDER, foi executada até o momento 36%, porém já foram liberados 70% dos recursos, ou seja, R$ 280 mil.

“Com os recursos que faltam para ser liberado, não é possível concluir a obra e também só será liberado com a medição de todo trabalho, cujo dinheiro já foi repassado a Prefeitura. A nossa esperança é que esse dinheiro esteja na conta da prefeitura e isto só ficaremos sabendo no dia 02 de janeiro. Prefiro pensar e acreditar que o dinheiro esteja na conta da Prefeitura e se estiver certo, reiniciaremos os trabalhos no dia 02, caso contrário, iremos tomar as medidas cabíveis, mas o povo não será penalizado”, garantiu o futuro gestor.

BA 381: Foto arquivo Raimundo Mascarenhas

À tarde, a boa noticia. Eles foram juntamente com o deputado estadual Alex da Piatã (PSD), ao secretário de Infraestrutura Marcus Cavalcante para verificar o andamento da recuperação da BA 381, trecho que liga a cidade de Quijingue ao entroncamento da BR 116/Norte e receberam uma boa noticia. “Vamos licitar agora no inicio do ano e deverá está pronta no final do primeiro semestre, começo do segundo. É uma determinação do governador Rui Costa e pedido constante do deputado Alex da Piatã”, falou Cavalcante.

Nininho disse ao secretário que o pior trecho, com 12 km de distancia, está entre o Distrito de Algodões ao contorno com a BR 116, passando pelas comunidades de Rio Grande e Capim Grosso. O vice-prefeito Romerinho questionou também sobre a possibilidade de melhoria no trecho desta BA que liga Quijingue a Nordestina, reivindicando o seu encascalhamento  e Marcus Cavalcante disse que estudaria essa possibilidade, mas voltou a garantir a recuperação do asfalto.

Consisal

Nininho Góes se encontrou com colegas eleitos nos municípios do território e externou seu desejo em disputar a presidência do CONSISAL, consórcio que reúne 20 municípios, por entender que o município mais distante da sede da entidade, que fica localizado em Serrinha, tem sofrido com as ações que demoram de chegar.  Dia 20 acontecerá uma reunião em Serrinha e ele estará defendendo e apresentando propostas para que seja escolhido pelos seus colegas.

O Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal, mais conhecido por CONSISAL, foi fundado em 10 de agosto de 2010, com base na Lei Federal 11.107, após um longo processo de articulação para o desenvolvimento de política territorial nos 20 municípios, que abrangem uma área de mais de 21 mil Km² e possui uma população de aproximadamente 582 mil habitantes. Os municípios de Araci, Barrocas, Biritinga, Candeal, Cansanção, Conceição do Coité, Ichú, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, Santa Luz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Tucano e Valente, integram o CONSISAL que é presidido pelo prefeito de Serrinha, Osni Cardoso (PT) e a eleição será realizada em 20 de janeiro.

Ouça a reportagem com Vilmara de Assis

Redação CN



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.

%d blogueiros gostam disto: