bahia

sexta-feira, 13 de Janeiro de 2017 09:43

Prefeito de Santo Estevão vence eleição para presidir Consórcio Portal do Sertão

Portal do Sertão é composto por 14 municípios, tendo como sede Feira de Santana

Rogério (de azul) prefeito de Santo Estevão, venceu Manoel de Água Fria

Desde que foi Instalado em abril de 2010, o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável Portal do Sertão, com sede em Feira de Santana e um quadro de consorciados formado pelos municípios de Água Fria, Anguera, Amélia Rodrigues, Antônio Cardoso, Coração de Maria, Conceição do Jacuípe, Conceição da Feira, Santa Bárbara, Santo Estevão, Santanópolis, Irará, Ipecaetá, Teodoro Sampaio e Tanquinho, realizou sua primeira eleição com disputa de chapa. O prefeito de Santo Estevão, Rogério dos Santos Costa (PT) enfrentou o de Água Fria, Manoel Alves dos Santos (DEM), e o petista saiu vitorioso, ele obteve 10 votos, contra 4 do democrata, garantindo a cadeira da presidência do Consórcio Portal do Sertão pelos próximos dois anos.

Compareceram para votar 12 prefeitos, e outros dois enviaram representantes com procuração para lhes representarem com direito a voz e voto.

Ouça a reportagem com Vilmara de Assis

Dival (PP) foi reeleito prefeito de Lamarão irá presidir o Consisal pelos próximos dois anos | Foto: Raimundo Mascarenhas

A exemplo do consórcio Portal do Sertão, o Consisal, que reuni 20 municípios no território do sisal (Araci, Barrocas, Biritinga, Candeal, Cansanção, Conceição do Coité, Ichu, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Tucano e Valente) e o Consórcio do Piemonte Norte Itapicuru, formado pelos municípios de Senhor do Bonfim, Filadélfia, Andorinha, Caldeirão Grande, Jaguarari, Campo Formoso, Antonio Gonçalves, Ponto Novo e Pindobaçu, tiveram disputa entre um prefeito da base do governo e outro contra, finalizando uma prévia da eleição da UPB no dia 25 e montando um cenário para o pleito de 2018.

Carlos Brasileiro assumiu mais uma vez a prefeitura de Senhor do Bonfim e agora do Consórcio Piemonte Norte Itapicuru | Foto: Divulgação Google

No caso do Piemonte Norte Itapicuru, Carlos Brasileiro, militante histórico do PT, por onde foi prefeito por oito anos de Senhor do Bonfim, deputado estadual, secretário de estado no primeiro governo de Jaques Wagner, disputou com o veterano prefeito por várias vezes de Filadélfia, Lourivaldo Pereira Maia, conhecido por Louro Maia, 77 anos de idade e sempre filiado a partido da base carlista, hoje, ao Democrata.

Louro Maia recebeu os votos dos prefeitos Roberto Carlos Dantas Lima, (Antônio Gonçalves), Tiago Miranda Venâncio Maia, (Ponto Novo) e Hélio Palmeira de Carvalho, (Pindobaçu). Todos filiados ao PMDB.

Juscelio Fonseca (PP)

Mesmo antes de tomarem posse como prefeitos, no dia 13 de dezembro do ano passado, eleitos e reeleitos dos municípios Matina, Caculé, Caetité, Pindaí, Malhada, Lagoa Real, Igaporã, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo, Guanambi, Monte Alto e Urandi, que compõem o Consórcio do Alto Sertão, se reuniram em Guanambi e escolheram por unanimidade uma chapa única para conduzir o Consórcio pelos próximos dois anos, encabeçada pelo prefeito de Matina, Juscelio Alves Fonseca (PP). A oficialização da diretoria aconteceu no inicio desta semana.

A sede do Consorcio fica a 25 km de Capela município que Dr Nei governa | Foto: Raimundo Mascarenhas

A primeira eleição para escolha das novas diretorias de consórcios neste mandato aconteceu no dia 05, na cidade de Pintadas e o prefeito de Capela do Alto Alegre, Claudiney Novato (PCdoB), foi eleito por aclamação, depois da desistência dos prefeitos Adriano Pereira (PP – Nova Fátima) e Reginaldo Sampaio Silva (PMDB – Quixabeira), que também pretendiam.

O prefeito de Irecê, Elmo Vaz Bastos de Matos (PSB), foi eleito por unanimidade presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território de Irecê formado pelos municípios Irecê, Lapão, Central, Ibititá, Presidente Dutra, Gentio do Ouro, São Gabriel, Jussara, América Dourada, João Dourado, Xique-Xique, Itaguaçu e Uibaí.

Foto: Ari Moura

A escolha da nova diretoria do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá (Convale)foi realizada na cidade de Maracás e a expectativa era que haveria consenso em torno de um nome, até que Joseval Alves Braga (PSD), prefeito der Planaltino, conhecido por Zeca Braga, pediu um tempo para que os prefeitos inadimplentes quitassem suas dívidas com entidade e pudessem votar. A proposta não foi aceita pelo ex-prefeito de Lafaiete Coutinho, Zenildo Brandão Santana (PP – Zé Cocá), que presidia a assembleia, gerando tumulto.

Para solucionar o impasse, os 13 prefeitos que formam o consórcio se reuniram em separado do público e escolheram o novo prefeito de Lafaiete Coutinho, José Freitas de Santana Junior (PP).

Eleição Constesf

O Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (Cima), também elegeu a nova Diretoria Executiva de forma consensual.  O prefeito reeleito de Santa Luzia, Antonio Guilherme dos Santos (PSD), também foi reeleito presidente da entidade por mais dois anos. O PSD também conseguiu eleger por aclamação, o prefeito Genario Rabelo de Alcântara Neto, prefeito de Canudos, para presidente Consórcio Sustentável do São Francisco (Constesf).

Robério Oliveira (camisa branca) a esquerda da foto

Na manhã de quinta-feira (12), com a presença de sete, dos oito prefeitos que integram o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Costa do Descobrimento (CONDESC), José Robério Batista de Oliveira, mais conhecido por Robério Oliveira, prefeito de Eunápolis, foi eleito por unanimidade presidente da entidade.

O prefeito de Ibirapitanga Isravan Lemos Barcelos (PSD), foi reeleito presidente a prefeita de Ituberá, Iramar Braga de Souza Costa (PMDB), reeleita vice-presidente, foram reeleitos para presidir o Consórcio Intermunicipal do Mosaico das APAs do Baixo Sul (Ciapra Baixo Sul), formado pelos municípios de Valença, Camamu, Cairu, Nilo Peçanha, Presidente Tancredo Neves, Aratuípe, Jaguaripe, Taperoá, Teolândia, Wenceslau Guimarães e Gandu. Com a reeleição do Dr. Ravan, como é conhecido o prefeito Ibirapitanga, até o momento, o PSD, tem 05 prefeitos conduzindo os consórcios, liderando entre os partidos, seguido do PT, com três.

O prefeito de Cruz das Almas, Orlando Peixoto Pereira Filho (PT – Orlandinho PT), também foi eleito por aclamação presidente do Consórcio do Território do Recôncavo (CTR). A eleição aconteceu em Governador Mangabeira neste mesmo dia o candidato a presidente da UPB, Luciano Pinheiro (PDT), prefeito de Euclides da Cunha, esteve presente.

Ao todo, são 27 Consórcios em todo estado da Bahia.

 

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.