conceicao-do-coite

sábado, 11 de fevereiro de 2017 22:58

Coité – Celebração de missa marca abertura do ano letivo do Educandário Divino Mestre que completa 25 anos

O Divino Mestre é uma escola parceira do Sistema Ari de Sá. As aulas começam oficialmente na próxima segunda feira (13) nos turnos matutino e vespertino.

 

A Bíblia Sagrada dentro de uma caixa em formato de livro  com a frase: 25 Anos de Histórias Divinas | Foto: Raimundo Mascarenhas

Assim como aconteceu no inicio da década de 1990, quando foi fundado o Educandário Divino Mestre em Conceição do Coité, o ano letivo é marcado por celebração de missa na abertura do ano letivo. Este ano (2017) a alegria acontece em dobro, pois, a celebração marcou também os 25 anos de criação de uma das mais conceituadas escolas de toda região sisaleira.

Padre Antônio Elias disse que celebrar os 25 anos do Educandário foi motivo de muita alegria, pelo simbolismo das ‘bodas de prata’ | Foto: Raimundo Mascarenhas

A missa foi celebrada pelo padre Antônio Elias Cedraz que faz parte da história da instituição, ele que sucedeu o idealizador do projeto, padre Luiz Rodrigues. O religioso disse ao público presente, formado por alunos, pais, professores, diretores e religiosos que a escola surgiu do movimento de cursilhos, quando no último dia (são três) padre Luiz lançou uma ideia: “Que tal o agir de Coité tentar ressuscitar o Colégio Santa Terezinha com outro nome e o cursilho assumir? A ideia pegou, se analisou e deu sequência, isto no cursilho de 91. No fim do mesmo ano teve uma reunião e no ano seguinte o projeto começava a se desenvolver quando foi criada a Associação Coiteense de Apoio a Educação e a Cultura – ACAEC”, lembrou padre Elias.

Auditório do Educandário recebeu uma grande quantidade de pessoas, principalmente pais e alunos | Foto: Raimundo Mascarenhas

O vigário disse que celebrou várias missas no Educandário, mas a deste ano teve um significado especial pelas ‘bodas de prata’. A celebração contou também com a participação do diácono João Miguel da cidade de Teofilândia.

Já no final da celebração foi apresentado todo corpo docente da unidade de ensino, funcionários e o presidente da ACAEC Adalberto Neres Pinto Gordiano, popularmente conhecido por Betão, ele que também exerce o cargo de vereador no município de Conceição do Coité.

Equipe pronta para iniciar as atividades na próxima segunda-feira (13)

Betão disse que a semente lançada por padre Luiz deu bons frutos e já são 25 anos de boas colheitas, e por entender que o Educandário nasceu do movimento da igreja, a abertura dos trabalhos todos os anos é marcado pela celebração.”A igreja sempre esteve e deve continuar presente na vida do Educandário Divino Mestre”, afirmou Betão.

Presidente da ACAEC Betão agradeceu a presença de todos | Foto: Raimundo Mascarenhas

O Educandário Divino Mestre é gerido pela ACAEC que segundo o presidente Betão, nenhum diretor recebe um centavo por isso, mas prestam serviços por acreditar no projeto de uma escola que tem uma educação pautada com valores éticos e morais, de modo a participar efetivamente da construção de cidadãos conscientes, críticos e empreendedores.

Ouça a reportagem com Vilmara de Assis

Divino Mestre hoje, ontem Santa Terezinha que educou os coiteenses entre as décadas de 1960 até inicio dos anos 80. Deixou de ser escola e passou a ser o principal espaço de atividades religiosas da igreja católica.

O Divino Mestre é uma escola parceira do Sistema Ari de Sá. As aulas começam oficialmente na próxima segunda feira (13) nos turnos matutino e vespertino.



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.