bahia

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017 22:40

Com a presença do governador e senadores, Eures Ribeiro toma posse da presidência da UPB

Eures ficará a frente da UPB nos próximos dois anos, podendo concorrer a reeleição.

Posse de nova Diretoria da UPB | Foto: Teones Araújo

Assumiu o mandato como presidente da União dos Municípios da Bahia – UPB nesta quinta-feira (16), o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD). A cerimônia foi realizada na sede da entidade,  localizada na Terceira Avenida do Centro Administrativo da Bahia. A eleição ocorreu no dia 25 de janeiro e o mandato é para o biênio 2017/2018.

Nova Diretoria formou a mesa ao lado das principais lideranças do Estado | Foto: Teones Araújo

O  presidente que encabeçou a chapa “Juntos Somos Mais Fortes” deu posse também ao primeiro vice-presidente da instituição Giuliano de Andrade Martinelli, prefeito de Jaguaquara; Antônio Carvalho da Silva Neto, prefeito de Araci (vice-presidente administrativo); Rogério dos Santos Costa, prefeito de Santo Estevão (1º secretário); Marcus Paulo Alcântara Bonfim, prefeito de Juazeiro (2º secretário); Marcos Aurélio dos Santos Cardoso, prefeito de Santana (1º tesoureiro); e José Henrique Silva Tigre, prefeito de Belo Campo (2º tesoureiro).

Eures fica a frente da entidade nos próximos dois anos, podendo concorrer a reeleição | Foto: Teones Araújo

O novo presidente da UPB, Eures Ribeiro em seu discurso afirmou que vai lutar para o reforço das bandeiras do recolhimento do ISS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias] das vendas de cartões de crédito e da taxa da Coelba para as prefeituras, disse também que almeja modificar a política de regulação na Saúde para beneficiar principalmente à população das pequenas cidades.

Dezenas de prefeitos, deputados estaduais e federais e demais autoridades de todo estado marcaram presença| Foto: Raimundo Mascarenhas

Segundo o novo presidente, as demandas importantes do movimento municipalista serão debatidas no Congresso. “No total são 96 questões municipalistas a serem defendidas pelos deputados e que precisam da união dos prefeitos para serem resolvidas. A UPB vai comprar esta briga em nome dos municípios”,garante.

Governador mostrou-se disposto a fortalecer o municipalismo | Foto: Teones Araújo

O evento contou com a presença do governador Rui Costa, que na oportunidade ressaltou a importância dos consórcios e a parceria do estado com os municípios “Vou abrir mão de receita, para custear algo que eu não vou dirigir, mas faço isso por concepção, porque entrego um equipamento que custa cerca de 20 milhões de reais sabendo que vai atender a necessidade da população”, completou Rui.

Eures comemora mais uma função pública que passa a assumir | Foto: Teones Araújo

Além de Rui, a mesa foi formada pelo senador Otto Alencar (PSD), senadora Lídice da Mata (PSB), presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ângelo Coronel, a nova Diretoria e Maria Quitéria que conclui o mandato de quatro anos de  presidente da entidade.

Quem é Eures?

Eures Ribeiro é o segundo prefeito de Bom Jesus da Lapa a presidir a UPB nos últimos 10 anos | Foto: Teones Araújo

Eures Ribeiro Pereira nasceu em 19 de novembro de 1973, em Bom Jesus da Lapa, em uma família de 11 filhos do casal Cândido José Pereira e Evacy Ribeiro Pereira. Lutou contra a pobreza para estudar e formar-se técnico em contabilidade. Iniciou a carreira política como líder dos estudantes secundaristas de sua cidade. Elegeu-se vereador pela primeira vez no ano 2000 e tornou-se presidente da Câmara no segundo mandato, iniciado em 2004. Sob sua administração, a Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa saiu do aluguel para construir sua sede propria.

Eures foi assessor especial da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), entre os anos de 2009 e 2010, quando foi eleito deputado estadual pelo PV. Exerceu o mandato na Assembleia Legislativa nos anos de 2011 e 2012, tendo ocupado a vice-presidência da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e sendo titular das comissões de Saúde e Saneamento. Em outubro de 2012 foi eleito prefeito de Bom Jesus da Lapa com 58,5% dos votos válidos.

Em outubro de 2016, reelegeu-se com 78% dos votos válidos – maior percentual obtido por um candidato em segundo mandato em todo o Estado da Bahia.

Por Monique Adorno

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.