araci

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017 20:14

Deputado Alex da Piatã pede interferência de Rui Costa para reinicio das obras do Projeto Araci Norte

O pedido foi feito durante visita do governador a Queimadas, e Rui Costa de imediato ligou para Cássio Peixoto secretário de infraestrutura hídrica, pedindo agilidade no caso.

Alex da Piatã | Foto: Raimundo Mascarenhas

O deputado estadual Alex da Piatã (PSD), durante seu discurso no ato da visita do governador Rui Costa a Queimadas, onde supervisionou a construção da estrutura alternativa de captação e uma nova adutora que está sendo implantada para recuperar a distribuição de água tratada nas cidades de Santaluz e Queimadas, falou sobre a necessidade da interferência do governo, para conclusão do projeto Araci Norte, ou seja, o sistema integrado de abastecimento de água que está sendo construído para beneficiar 38 mil pessoas em 67 comunidades dos municípios de Araci e Tucano.

Mapa do projeto

No projeto Araci Norte, a água é captada de dois poços tubulares perfurados pela Cerb na Bacia Sedimentar de Tucano, nas imediações do Morro do Pai Miguel, região do Assentamento Umburana da Serra, com vazões de 250 mil litros/hora cada poço. Além de Araci e Tucano, as comunidades situadas no limite territorial do município de Santaluz também serão beneficiadas e quando estiver em pleno funcionamento, à água será levada aos moradores da zona rural de Araci e Tucano, com extensão de 224 quilômetros de adutoras, 56 reservatórios, 15 estações elevatórias, três estações de tratamento, rede de distribuição de 116 quilômetros, e mais de seis mil ligações domiciliares e serão investidos aproximadamente R$ 51 milhões.

Alex acompanhou a supervisão de novo sistema de abastecimento de água de Queimadas e Santaluz | Foto: Raimundo Mascarenhas

A preocupação do deputado Alex da Piatã, neste período de estiagem, principalmente, a obra está com 60% em andamento, mas foi paralisada desde ano passado após a notificação que a Ceará Mendez Construtora recebeu do TCU. O parlamentar falou ao CN que já esteve na CERB, conversou com o presidente Marcus Vinícius Ferreira Bulhões e ele informou que já foram enviados os documentos explicando todos os detalhes da obra, mostrando que não há irregularidades, porém “esse impasse tem provocado à paralisação nesta obra tão importante”, falou o parlamentar.

Após o pronunciamento do Social Democrata, o governador ligou para o secretário de Recursos hídricos, Cássio Peixoto pedindo prioridade para retomada das obras.

Redação CN

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.