cultura

domingo, 19 de fevereiro de 2017 11:34

Livro sobre história de Pintadas é lançado com festa e emoção

A noite foi encerrada com música e sessão de autógrafos

Foi com orgulho e emoção que a comunidade de Pintadas lotou o Salão Paroquial da cidade, na noite de sábado (18), para prestigiar o lançamento do livro “Pintadas, povos e culturas”, de autoria do líder comunitário Dernival Epifânio. A obra tem como destaque a construção genealógica de várias famílias que deram origem ao município, além de fazer uma abordagem histórica, social e política desde o século passado até os dias atuais.

A atividade teve a presença de representantes do movimento social e lideranças políticas que enalteceram a trajetória marcante do autor e a importância do trabalho para o registro da memória local. Familiares e amigos registraram a atuação de Dernival nas diversas mobilizações em Pintadas, desde a luta pela terra à organização religiosa e social. Foi fundador das Comunidades Eclesiais de Base, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do Partido dos Trabalhadores, da Rádio Comunitária, além de ter exercido a função de secretário municipal de agricultura.

A presidente do Partido dos Trabalhadores, Julita Trindade, falou de Dernival como alguém que desde cedo demonstrou possuir múltiplas habilidades técnicas, mas também como um militante social que sempre se colocou à disposição da comunidade. “Ele foi uma pessoa que vivia os princípios de Fé e Vida da Teologia da Libertação, ajudando a comunidade a refletir sobre os problemas e encontrar soluções”, afirmou.

Deputada Neusa Cadore prestigiou o lançamento do livro

A deputada estadual Neusa Cadore destacou o escritor como um grande sonhador. Ela relembrou que quando chegou em Pintadas nos anos 1980, o município sofria muito com a seca e diversos problemas sociais, mas Dernival era um jovem que, mesmo diante das dificuldades, tinha coragem de sonhar com a transformação social e não conseguia ficar parado diante das situações. “Ele ia pra rua, colocava faixa, fazia panfleto, mobilizava. Dernival denunciava e anunciava que o mundo tinha que ser diferente e entendeu desde cedo que ninguém constrói a mudança sozinho”, ressaltou.

LIVRO – A obra é resultado de um trabalho de mais de 15 anos de dedicação de Dernival, que foi buscar nos antepassados históricos informações que estavam perdidas no tempo. Durante o evento, o autor contou um pouco dessa história e revelou, por exemplo, que as gerações de Pintadas foram originadas por três mulheres indígenas que constituíram família na localidade. A jovem Mazielly Rios parabenizou o autor pela contribuição dada através do livro e sugeriu que a obra seja usada nas escolas locais como ferramenta para que as novas gerações possam compreender o passado, a identidade e a construção social do município.

A noite foi encerrada com música e sessão de autógrafos. Participaram também do evento professores, os ex-prefeitos Valcyr Rios e Edenivaldo Mendes (Curujão), padre Lucca, o professor Manoel Epifânio, além de outras lideranças.

Por: Lourivânia Soares



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.