politica

quarta-feira, 01 de fevereiro de 2017 13:36

Riachão do Jacuípe – Eleito para o 5º mandato de presidente da Câmara, Marquinho Leão abrirá os trabalhos da casa nesta quinta

A mesa diretora é formada, além de Marquinhos, Adonias Alves dos Santos, conhecido por Adonias de Barreiros, como vice-presidente, Robson Rogerio de Almeida Souza (PP – Robinho), como primeiro secretário e Nilton de Oliveira Vieira (PSD – Nilton da Chapada), segundo secretário.

Marquinho tem como grande meta a construção da nova sede do Legislativo

O vereador Antonio Marcos Oliveira Silva (PP), mais conhecido por “Marquinho Maluco” ou “Marquinho Leão”, oficialmente, abrirá nesta quinta-feira (02), ás 09h, o primeiro período legislativo do Biênio 2017/2018 da Câmara de Vereadores de Riachão do Jacuípe. Marquinhos foi escolhido para presidir o poder legislativo por 09 dos 15 que compõe a Câmara, vencendo o Gionerio Avelino de Santana, mais conhecido por Nem de Aureliano, PDT.

Com experiência no exercício da função, o progressista foi presidente por dois mandatos consecutivos e com aprovação da lei que proíbe reeleição, ficou três mandatos fora da presidência, retornando em 1º de janeiro deste ano. Marquinho está no sétimo mandato de vereador, neste período legislou paralelo às gestões dos ex-prefeitos Walfredo Carneiro de Matos (2001/2004), Lauro Falcão (2005/2012), Tânia Matos (2013/2016) e trabalhou no período 1996/2000 na gestão do ex-prefeito Herval Campos.

Foto 1 – Marquinho com Valfredão, 2, Laurinho, 3, Tânia, 4, Herval

Ao falar para o CN, Marquinhos justificou a sua capacidade de relacionar com os colegas que lhe permitiu permanecer e voltar à presidência da Câmara. “Bom senso é a chave para conduzir uma casa com tantas diversidades, mas no final, todos estão preocupados com um Riachão do Jacuípe cada vez melhor”, falou o progressista.

A mesa diretora é formada, além de Marquinhos, pelo veterano e experiente vereador do Social Democrata Adonias Alves dos Santos, conhecido por Adonias de Barreiros, como vice-presidente e os novatos, Robson Rogerio de Almeida Souza (PP – Robinho), como primeiro e Nilton de Oliveira Vieira (PSD – Nilton da Chapada), segundo secretário.

Situação na Câmara

Mesmo com a experiência adquirida ao longo dos mandatos, Marquinho irá presidir a Câmara com três bancadas, se observarmos o resultado das eleições de outubro quando o processo eleitoral foi disputado em igual condição por três candidatos a prefeito, ou seja, o dentista Lauro Falcão Carneiro, conhecido como Laurinho, que tentou voltar à prefeitura pelo PTN, obtendo 32,16%, José Carlos de Matos Soares, “Carlinhos Matos do Democrata”, obteve 32,34% e José Ramiro Filho, prefeito eleito, obteve 34,59% dos votos válidos. Dentro desta realidade, os vereadores Zil de Barreiros (PTB), Catarina do Hospital (PDT), Toninho da Cti (PSC) e Nem de Aureliano (PDT), foram eleitos pela coligação que apoiou Carlinhos Matos. Ninho, reeleito e o novato Lucas Willian, ambos do PSB, apoiaram Laurinho.

A base de sustentação do prefeito Zé Filho, elegeu três vereadores pelo PSD, Nilton da Chapada, Adonias de Barreiros e Eliseu do Ponto Novo. Na mesma coligação, o PP elegeu Robinho e Marquinho Leão, além de Franklin Santana, reeleito pelo PCdoB.

Nova sede – Marquinho falou ao CN que o grande projeto desta gestão é a construção da nova sede do poder legislativo, levando em consideração que a existente esta pequena para o funcionamento dos trabalhos. Ele disse também que não terá dificuldade com o prefeito Zé Filho, pois o mesmo já foi vereador e presidente daquela casa e compreenderá essa necessidade.

Redação CN



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.