bahia

quinta-feira, 09 de fevereiro de 2017 21:10

Sede da 90ª Companhia Independente da Policia Militar é inaugurada em Riachão do Jacuípe

A 90ª CIPM é responsável pelo policiamento de Riachão, Capela do Alto Alegre, Pé de Serra, Candeal e Nova Fátima

A sede da 90ª CIPM antes funcionava uma escola e foi cedida pela prefeitura após aprovação da Câmara | Foto: Teones Araújo

Foi inaugurada na tarde desta quinta-feira (09), a sede da 90ª Companhia Independente da Policia Militar (CIPM) de Riachão do Jacuípe, que atenderá cinco municípios. Além de Riachão do Jacuípe, Pé de Serra, Candeal, Nova Fátima e Capela do Alto Alegre. Apenas Candeal não pertence ao Território da Bacia do Jacuípe.

Atual prefeito Zé Filho e ex-prefeita Tânia Matos descerraram a placa juntamente com o comandante e os deputados | Foto: Teones Araújo

A 90ª CIPM  que está situada na Rua Aurélio Mascarenhas conta com 98 policiais militares, incluindo o comandante. Na Companhia, atendendo apenas Riachão do Jacuípe tem duas viaturas e quatro motocicletas. Já o entorno conta com seis viaturas e quatro motocicletas que estão a disposição dos cinco municípios.

A sede foi totalmente reformada para a nova quantidade de policiais. Uma escola foi cedida pela prefeitura para que fosse ocupada pela Policia Militar, com suas devidas adaptações. A sala do comando é dividida com a central de monitoramento. O espaço conta com almoxarifado, área externa, copa, sala da secretaria e o setor do Setor da Policia Militar.

Coronel Anselmo Brandão passou em revista a tropa durante a solenidade

O espaço foi cedido pela prefeitura após aprovação da câmara de vereadores, para um período de vinte anos. No dia 4 de janeiro deste ano começou a reforma do espaço, assim como a busca de parcerias, que contou com a participação da sociedade e do comércio local. As pessoas que contribuíram com esta reforma receberam o título de amigo da Polícia Militar.

Coronel Anselmo Brandão agradeceu o empenho de todos que contribuíram para que a Companhia recebesse  sua sede.

Segundo o oficial será de grande importância para que os policiais realizem um bom trabalho no combate a criminalidade, no entanto chamou a atenção dos pais, pois segundo ele a família é peça fundamental para evitar o crescimento da criminalidade. ” O que mais preocupa é a quantidade de adolescentes envolvidos na criminalidade, são jovens flagrados com armas potentes e desafiado a todos”, alertou o coronel.

Coronel pediu mais empenho das famílias no acompanhamento dos jovens | Foto: Teones Araújo

O oficial aproveitou para afirmar que a marginalidade não irá tomar conta do estado.Não vamos admitir que quadrilhas invadam as cidades, marquem territórios, pois, “território tem que ser a marca do estado,  é quem faz segurança através da policia militar da Bahia. Tanto que já temos dado essa demonstração de força, através de ações que estamos fazendo no interior com a prisão de quadrilhas que mostraram força e a gente respondeu a altura, a exemplo de Santo Antônio de Jesus onde oito elementos caíram”, disse o coronel.

O prefeito do município José Filho usou da palavra para ressaltar a conquista da PM com o apoio da comunidade para a construção desta sede. “A prefeitura está totalmente a disposição para ajudar a polícia militar no combate ao crime”, afirma.

Autoridades políticas e militares comemoram o novo espaço e foram homenageadas | Foto: Teones Araújo

O deputado Alex da Piatã elogiou as instalações da nova Companhia Militar “Para o bom funcionamento é necessário de um corpo humano bem organizado e preparado da Polícia Militar e  isso Riachão já conta”, afirmou.

Já a deputada Neusa Cadore, informou que o território do Jacuípe é composto por 16 municípios e conta com sedes da Companhia Militar em Capim Grosso e no município de Ipirá. “O governador Rui Costa tem munido a polícia militar para combater a violência”, destaca.

Na oportunidade foram homenageados o deputado Alex da Piatã, o prefeito Zé Filho, o comandante geral Anselmo Alves Brandão, coronel Adelmo Evangelista Xavier,  assim como a ex-prefeita do município, Tânia Matos. Os homenageados receberam uma placa pelos serviços prestados à comunidade, entregue pelo major PM Teixeira.

 

Por Monique Adorno | Foto Teones Araújo



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.