brasil

sexta-feira, 03 de março de 2017 19:59

Barragem do São Francisco vaza e pode comprometer chegada da água na Paraíba

O Ministério da Integração afirmou que técnicos das empresas responsáveis pelas obras do Projeto São Francisco na região estão tomando medidas necessárias para conter a água

Um vazamento identificado na manhã desta sexta-feira (3) em parte da estrutura da barragem de Barreiro, em Sertânia, Sertão pernambucano, pode comprometer a chegada da transposição na Paraíba. Barreiros é a última barragem a receber a transposição antes das águas seguirem para o açude de Poções, em Monteiro, Cariri paraibano, a 310 km de João Pessoa.

Em nota, o Ministério da Integração afirmou que técnicos das empresas responsáveis pelas obras do Projeto São Francisco na região estão tomando medidas necessárias para conter a água.

Populares registram o momento do rompimento

Questionado se o problema na barragem Barreiro pode afetar a chegada das águas na Paraíba, o ministério não se pronunciou até a publicação desta matéria.

Ainda segundo a nota, não foi identificado risco estrutural ao reservatório, mas as famílias residentes nas proximidades foram alertadas. Veja abaixo a nota na íntegra.

O Ministério da Integração Nacional vem a público informar que registrou na manhã desta sexta-feira (3) um vazamento no reservatório Barreiro, localizado em Sertânia (PE), entre as estações de bombeamento 5 e 6 (EBV-5 e EBV-6) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

Técnicos das empresas responsáveis pelas obras do Projeto São Francisco na região estão em campo tomando todas as medidas necessárias para fazer a contenção da água. Até o momento não foi identificado nenhum risco estrutural ao reservatório.

As comunidades do entorno estão sendo alertadas sobre medidas de segurança por técnicos da área Ambiental e de Fiscalização do Projeto São Francisco.

O Ministério da Integração reforça a moradores de áreas rurais na região de abrangência o pedido para estarem alertas e seguirem as orientações fornecidas por equipes técnicas.

Sessenta famílias que vivem nas proximidades de onde ocorreu o vazamento do reservatório Barreiro serão removidas das casas onde moram. A informação foi divulgada pela Prefeitura de Sertânia, no Sertão de Pernambuco. De acordo com o Ministério da Integração Nacional, o vazamento ocorreu entre as estações de bombeamento 5 e 6 do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

Ao G1, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que a obra foi inaugurada há uma semana, na sexta-feira (24), mas o prazo inicial da entrega deste trecho eram em 2012. “Agora, vamos dar assistência às famílias que estão sendo removidas”, afirmou a prefeitura por meio da assessoria. Não há uma estimativa de quantas pessoas foram afetadas.

Fonte: PBHoje



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.