religiao

domingo, 19 de março de 2017 07:21

Comunidade de Jiboia em Retirolândia reverencia São José e pede mais chuva

Diz a tradição que se chover no dia de São José, a lavoura é abundante tanto que se colocar uma semente no oco de um mourão ela germina.

O Dia de São José é comemorado anualmente em 19 de março. Esta é uma data religiosa que celebra a figura do “pai terreno” de Jesus Cristo e esposo de Maria, mãe de Cristo: José de Nazaré ou José, o Carpinteiro é um dos santos mais venerados pela Igreja Católica em todo o mundo.

É o protetor da Igreja Católica e padroeiro dos trabalhadores e das famílias. A história sagrada apresenta José como sendo um homem humilde, justo e, de profissão, carpinteiro.

No Território do Sisal não existe nenhuma paróquia que São José seja padroeiro, mas o santo é reverenciado padroeiro do Povoado de Jiboia, em Retirolândia, que celebra todos os anos e pede a protetor dos agricultores compaixão para amenizar o sofrimento.

Titi disse que está esperançoso que o ano seja bom para a agricultura daqui pra frente

Diz a tradição que se chover no dia de São José, a lavoura é abundante tanto que se colocar uma semente no oco de um mourão ela germina.

O líder religioso e devoto do santo, Genival Ferreira de Santana, conhecido por Titi da Jiboia, fala da esperança que os agricultores tem quando essa data é marcada por chuva

Ouça a reportagem com Vilmara de Assis

José aparece nos episódios que marcaram a infância de Jesus, desde a gruta de Belém até na fuga para o Egito, para terminar na longa viagem de volta a Nazaré.

Encontramos novamente José em Jerusalém, quando o menino Jesus, com 12 anos de idade, explicava a lei divina aos doutores e sábios no templo.

Pio IX elegeu são José padroeiro da Igreja, e os papas sucessivos o enriqueceram de outros títulos, instituindo uma segunda comemoração no dia 1º de maio, ligada a seu modesto e nobre ofício de artesão.São José foi escolhido também como Padroeiro das Vocações e sua espiritualidade deu origem a inúmeras Congregações religiosas, masculinas e femininas, que operam no mundo, seguindo seu estilo e carisma.

José tem o título mais alto que um homem pode ter, o de pai adotivo do Messias.



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.