economia

sexta-feira, 10 de março de 2017 15:43

Consumidores pagaram R$ 1,8 bi a mais nas contas de luz em 2016, reconhece Aneel

O erro se deu por causa de uma projeção de custos operacionais da usina 'Angra 3', que não teve a obra concluída e nem há previsão.

Uma falha de cálculo provocou o pagamento indevido de mais de R$ 1,8 bilhão por brasileiros em contas de luz no ano passado. O erro foi admitido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em uma reportagem exibida pelo ‘Jornal Hoje’, da TV Globo, desta sexta-feira (10).

O erro se deu por causa de uma projeção de custos operacionais da usina ‘Angra 3’, no Rio de Janeiro. O equipamento deveria ter começado a entrar em operação em janeiro de 2016, no entanto, a obra está atrasada e não há previsão de funcionamento.

A cobrança indevida foi revelada pelo presidente do Instituto de Cidadania de Formosa (GO), Geraldo Lobo, após ele ter ingressado com uma ação popular que questionava o cálculo da conta de luz. De acordo com a Aneel, o valor pago a mais pelos consumidores será devolvido por meio de reajustes menores nas tarifas de energia elétrica.

A previsão, segundo à agência, é de que as contas fiquem até 1,2 pontos percentuais menores, para compensar os valores cobrados no ano passado.



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.