politica

domingo, 12 de março de 2017 14:17

Crônicos renais: Fátima Nunes participa de audiência em Santo Amaro

Estiveram presentes vereadores do município, profissionais da área de saúde, pacientes crônicos renais, amigos, parentes e cidadãos da cidade.

Na manhã deste domingo (12), a deputada estadual Fátima Nunes (PT), participou de uma audiência na Câmara de Vereadores, em Santo Amaro. O objetivo do encontro foi debater sobre as dificuldades enfrentadas pelos pacientes renais crônicos da cidade, bem como da Bahia. Além disso, foi implantado a criação da Associação, que buscará benefícios para as pessoas debilitadas com a enfermidade, a exemplo da clínica de hemodiálise, no município.

De acordo com a petista, o encontro foi extremamente importante não apenas para as pessoas fazem o tratamento, mas também para a sociedade que deve ter conhecimento das causas e consequências. “O crônico renal vive momentos de muita dificuldade durante seu tratamento. Além de passar quatro horas filtrando o sangue, ainda esperam por mais tempo para chegarem em sua residência/município. E isso é muito doloroso para quem acorda pela madrugada e enfrenta a estrada. Buscarei junto aos órgão competentes soluções para amenizar a dolorosa rotina dessas pessoas, viabilizando as demandas”, falou.

Ainda de acordo com a parlamentar, essa foi uma grande oportunidade para ter mais conhecimento sobre a enfermidade, mantendo a comunidade informada. “Agradeço a Paulo da Anunciação pelo convite e oportunidade em saber um pouco mais sobre a doença e realidade das pessoas que têm enfrentam essa situação. Tenham certeza que essa causa também é minha e lutarei. Precisamos sim informar aos cidadãos e cidadãs como se prevenir da doença, pois essa ainda é a melhor solução, mantendo a qualidade de vida”, destacou Nunes.

Para o idealizador do evento, o ex-deputado estadual Paulo Anunciação, que também é paciente crônico renal e faz o procedimento de hemodiálise há quase dois anos em Salvador, a implantação da clínica no município não ajudará apenas às pessoas de Santo Amaro, mas àquelas que moram em regiões próximas. “Aqui em Santo Amaro quase 50 pessoas fazem hemodiálise. A ideia de criar a Associação é para que exista um organismo que lute pelos direitos de todos, levando as reivindicações dos pacientes aos órgãos responsáveis, buscando soluções e minimizando o sofrimento daqueles que passam tanto tempo em tratamento. Nós somos clientes do SUS e por este motivo vamos lutar por nossos direitos”, concluiu.

Estiveram presentes vereadores do município, profissionais da área de saúde, pacientes crônicos renais, amigos, parentes e cidadãos da cidade.

Fonte: Ascom da deputada estadual Fátima Nunes (PT-BA)



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.