bahia

quinta-feira, 20 de Abril de 2017 15:42

Riachão do Jacuípe: prefeito promove coletiva com a imprensa para tratar de festejos juninos e parceria com o Forró da Mina

O ato reuniu jornalistas de Riachão e região e teve duração de 1 hora e 10 minutos.

Coletiva durou uma hora e dez minutos | Foto: Raimundo Mascarenhas

O prefeito de Riachão do Jacuípe José Ramiro Filho (PSD) conhecido popularmente por Zé Filho, convocou a imprensa local e de outras cidades da região para uma entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, 20, numa sala anexa da prefeitura municipal.

O objetivo da entrevista foi o pré-lançamento do São João 2017 e falar também da parceria firmada entre o Poder Público e setor privado, de maneira especial o Forró da Mina, que depois de 13 anos realizando uma das maiores festas de camisa da Bahia na cidade de Pé de Serra, este ano será realizada em Riachão do Jacuípe. O prefeito convidou a coordenação da festa para responder as perguntas dos repórteres. O Grupo Forró da Mina esteve representado por Ângelo Vitório (de preto) e  Alisson Levy.

Zé Filho disse que do investimento mais barato até o mais caro será publicado no portal da transparência | Foto: Raimundo Mascarenhas

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura que tem como Slogan Cidade Mãe, fez uma breve apresentação informando que o Município de Riachão do Jacuípe consolidou-se, ao longo do tempo, como roteiro do São João do Estado da Bahia, recebendo nos últimos anos, milhares de de turistas atraídos pelos festejos juninos, e que além do fortalecimento turístico e econômico, o São João vem desenvolvendo programas para criação de políticas públicas, gerando emprego e renda para a população, e promovendo o resgate de tradições e identidades regionais.

Órgãos de Riachão e região participaram da entrevista coletiva

A entrevista coletiva obedeceu critérios pré estabelecidos e foi pautada em quatro assuntos, os entrevistados responderam apenas dentro do contexto da festa. Fortalecimento econômico e turístico; cadeia produtiva e turismo; atrativos de Riachão do Jacuípe, novidades da festa e a parceria com o Forró da Mina. Os repórteres fizeram a mesma pergunta, seguindo a ordem da questão um, dois, três e quatro.

O prefeito Zé Filho iniciou agradecendo a presença da imprensa que para ele quando realiza o trabalho ético, imparcial e transparente na sua opinião vê como o quarto poder e queria aproveitar a presença de todos os órgãos que envolveu Sites, Blogs, rádios e TV Web para apresentar o planejamento desenvolvido com toda sua equipe, no que diz respeito aos festejos juninos.

Prefeito disse que vai prestigiar todos os músicos locias | foto: Raimundo Mascarenhas

O prefeito afirmou que Riachão tem um São João tradicional e uma cultura muito forte que precisa se mostrada sempre, pois, segundo ele, são muitos grupos de sanfoneiros, samba de roda, quadrilhas que mostram seus talentos neste período. Afirmou que reconhece a dificuldade que o país vem enfrentando, mas tem preparado a festa com muita responsabilidade. ” A gente tem procurado realizar a festa dentro das condições do município, buscado apoio do Governo do Estado, setor privado, sabemos do momento de crise e seca que a maiorias dos municípios do nordeste atravessa. Mas o planejamento foi feito ouvindo a equipe, jurídico, Câmara de Vereadores, Ministério Público, Tribunal de Contas, então posso garantir que está tudo respaldado dentro do diálogo e vamos comemorar nossa tradição sem comprometer o andamento de nossa administração”, garantiu Zé Filho.

Ao falar da pareceria Governo Municipal com o setor privado, no caso o Forró da Mina, Zé disse ter certeza que será de grande valia para toda região, “porque quando movimenta Riachão, movimenta todas as cidades vizinhas e posso dizer que é um momento oportuno fazer essa festa que não é de Zé Filho, é de Riachão, de Pé de Serra, de todos municípios que entenderem que devem participar. O Forró da Mina atrai público de toda Bahia, pois costuma investir em grandes nomes da música nacional, ai é momento que o comercio de Riachão fatura ainda mais, principalmente no setor hoteleiro, alugueis, restaurante, postos de combustíveis, etc”. Concluiu.

A grade de atrações ainda não foi divulgada, pois, segundo Zé Filho está sendo fechada e em breve será divulgada, antecipou apenas que já está fechado com Gabriel Diniz e Sandro Becker, acontecerá de 22 a 25 de junho, terá 24 horas de forró e atenderá todas as classes sociais e todos os artistas de Riachão terão a oportunidade de se apresentarem.

Forró da Mina em Riachão do Jacuípe

Ângelo disse que o Forró da Mina continua sendo de Pé de Serra, mas foi preciso mudar de cidade este ano | Foto: Raimundo Mascarenhas

O Forró da Mina surgiu é Pé de Serra há 13 anos e já se consolidou como a maior festa de camisa do Território Bacia do Jacuípe, mas este ano, a organização optou por realizar o evento na cidade de Riachão do Jacuípe, distante cerca de 30 km.

Evento ainda não está confirmado, mas a forte tendencia que seja no estadio municipal

Os organizadores que fizeram parte da entrevista coletiva negaram que a mudança foi por questões politicas, pois, o grupo ligado ao pessoal do Forró da Mina perdeu a eleição na ultima disputa e existe especulação que foi o motivo principal da mudança de local.

O CN questionou o coordenador geral do Forró da Mina Ângelo Vitório, se tem fundamento esse comentário e ele negou que seja por questões politicas, segundo ele a decisão foi meramente mercadológica. “Foi uma decisão conjunta da coordenação, consultamos patrocinadores, porque resolvemos buscar uma maior estrutura, logística, visibilidade, possibilidade de atrair público maior, enfim, uma série de fatores que podem contribuir para a gente manter a tradição. Na condição de pedeserrense também estou sentido, mas não foi uma decisão só minha e posso assegurar que se não fosse transferido a festa pra Riachão, ela não aconteceria este ano”, afirmou Ângelo.

O empresário pediu compreensão a população de Pé de Serra e afirmou que Forró da Mina continua sendo de Pé de Serra, porque foi lá que ela surgiu e não perderá essa identidade.

Veja o resumo da entrevista

 Redação CN

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.