agricultura

sábado, 13 de maio de 2017 08:02

Sucesso na abertura, FEIRAFES movimenta a cidade de Valente neste sábado e fecha com grande leilão

A 8ª FEIRAFES terá encerramento com apresentações musicais em palco na Praça da Jazida.

Autoridades de diversos movimentos sociais, executivos
e legislativos marcaram presença na abertura | Foto: Raimundo Mascarenhas

A 8ª Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária do Território do Sisal (FEIRAFES), foi aberta na manhã de ontem (12) e prossegue durante todo dia de hoje (13) na Praça da Jazida em Valente – BA. O evento reúne todo o tecido social e econômico da agricultura familiar da região para trocar experiências e saberes sobre produção, comercialização, segurança alimentar e nutricional, exposição e comercialização dos produtos dos empreendimentos da Agricultura Familiar.

Cantor Del Feliz (segundo da primeira fila da direita para esquerda) acompanhou todo evento até receber o titulo de cidadão valentense | Foto: Raimundo Mascarenhas

O objetivo principal da 8ª FEIRAFES é contribuir para o fortalecimento da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Território do Sisal, visando o desenvolvimento rural e local sustentável, a divulgação dos produtos da agricultura familiar, o intercâmbio de experiências, o acesso ao mercado justo, comercialização e a geração de renda.

Após a abertura oficial as autoridades conheceram os produtos comercializados na feira | Foto: Raimundo Mascarenhas

A abertura foi bastante concorrida na manhã de sexta-feira, no auditório da Casa da Cultura Brasil onde reuniu representantes de diversas entidades, a exemplo do presidente do Consórcio Público (CONSISAL) e presidente da FECBahia e prefeito de Lamarão Dival Pinheiro, e Rogério Costa (Portão do Sertão) prefeito de Santo Estevão. Representando o Governo da Bahia Wilson Dias diretor executivo da CAR, prefeito anfitrião Marcos Adriano e de Retirolândia Alivonaldo Martins (Vonte) Urbano Carvaho presidente da Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (FATRES) responsável pela realização da Feira com apoio da Prefeitura de Valente.

Urbano Carvalho afirmou que a FEIRAFES está consolidada e não deve ter interferência politica partidária para prejudicar, mas sim para ajudar | Foto: Raimundo Mascarenhas

O presidente Urbano Carvalho comemora o sucesso da Feira que segundo ele está consolidada, pois, nesta oitava edição mostra a força da Agricultura Familiar e que ao contrário que muitos pensavam que perderia força com o afastamento de Dilma e um governo municipal que supostamente não apoiaria, “não é isto que estamos vendo, porque a Agricultura Familiar não deve ter posição politica e a FATRES embora ele tenha sua posição, é muito abrangente e tem pessoas que já tem outra posição e assim é constituída para no final fortalecer a agricultura familiar”.

prefeito disse que não é momento de pensar em palanque político e sim no sucesso da feira

O prefeito Marcos Adriano que fez parte da mesa disse também que não é o momento de olhar palanque eleitoral, segundo ele está muito satisfeito por Valente sediar essa feira que cresce a cada ano, ” a Fatres me apresentou as demandas em busca de apoio a praticamente atendemos todas. Precisamos pensar na geração de emprego e renda e quando surge uma oportunidade dessa que você pode contribuir para lotar hotéis, pousadas, restaurantes,  e permitir que os produtores façam comercio, não se deve pensar duas vezes”, afirmou o prefeito.

A última atividade no auditório no ato de abertura oficial, foi a entrega do titulo de Cidadão Valentense através da Câmara Municipal, por indicação da vereadora Leninha (PT) a cantor e compositor Del Feliz.

Programação para este sábado

Começou às 8h30 e prossegue até ás 12h – Palestra com José Paulo Crisóstomo da SETRE que tem como tema “O novo Modelo de Finanças do CREDIBAHIA

Oficinas nos Stands
Multiplicação rápida de mandioca – FATRES
Casqueamento de caprinos e ovinos -FATRES
Minhocário -FATRES
Chocadeira caseira -FATRES
Diagnóstico das principais enfermidades de caprinos e ovinos – Fundação APAEB
A importância do título da terra para o agricultor e agricultora familiar – CONSISAL
Água- Fonte de vida, saúde e produção: Saberes e fazeres das mulheres no território no Sisal -CONSISAL

Neste sábado acontece também torneio Leiteiro de Caprinos – Circuito exposição de animais. 14h ás 17h – Julgamento de animais (caprino, ovino e equino)

Exposições, apresentações e visitação no circuito geral da 8ª FEIRAFES

19h – Leilão de Caprinos e Ovinos no circuito da feira de animais

Noite Cultural/ Palco

-Forró do Teco
– Cescé Amorim
– Vaqueiro de Luxo
– Givaldo José

Neste domingo o resumo da FEIRAFES (aguarde)



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.