agricultura

domingo, 14 de maio de 2017 16:16

Valente – 8ª FEIRAFES é encerrada  e organizadores avaliam como positivo os resultados

A expectativa do presidente da FATRES Urbano Carvalho é consolidar no calendário anual do município de Valente.

Terminou na madrugada deste domingo (14) em Valente, município localizado no território do sisal, a 8ª FEIRAFES, onde aconteceu a comercialização e Intercâmbio de Saberes entre os agricultores familiares dos territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe, Portal do Sertão e Semiárido Nordeste II.  O evento teve inicio na manhã de sexta-feira, 12, e até o final foi marcado com muita atividade onde os agricultores puderam mostrar e comercializar seus produtos.

A iniciativa do evento foi da Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (FATRES), em parceria com a Prefeitura Municipal de Valente, e contou com o apoio dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Território do Sisal, Organizações Sociais, Governo do Estado da Bahia e Governo Federal.

Durante dois dias foram expostos empreendimentos de economia solidária da Agricultura Familiar dos seguimentos de artesanatos, alimentação e caprinovinocultura e comercializado rebanho, inclusive durante um leilão eu aconteceu na noite de sábado.

Urbano Carvalho afirmou que a FEIRAFES está consolidada e não deve ter interferência politica partidária para prejudicar, mas sim para ajudar | Foto: Raimundo Mascarenhas

Para Urbano Carvalho presidente da FATRES entidade responsável pela realização da Feira, o sucesso pode ser atribuído a não politização da mesma, ou seja, cada um tem uma opção política, mas quando se reúne coloca a Agricultura Familiar como primeiro plano e a FATRES atua em 14 territórios de identidade e a maioria das pessoas nem se manifesta se é oposição ou favorável ao governo. ” A gente respeita muito a democracia, falando especificamente aqui de Valente, o Marcos Adriano (prefeito) foi eleito pelo voto, o povo lhe escolheu, e a primeira coisa que eu falei para minha equipe foi buscar o apoio dele .Queremos colocar essa data no calendário anual de Valente e a gente sai dessa oitava, começando construir a nona feira, e repito, o objetivo maior é o fortalecimento da agricultura familiar”, afirmou Urbano.

prefeito disse que não é momento de pensar em palanque político e sim no sucesso da feira

O prefeito Marcos Adriano (PSDB) disse que recebeu as demandas e atendeu praticamente todas, também está de acordo em não politizar o evento, pois, segundo ele, o momento certo de fazer política vai acontecer, mas que agora o palanque está desmontado e o pensamento enquanto gestor é gerar emprego e renda para a população valentense. “Você pode imaginar o quanto aqueceu o comercio de Valente nesses dois dias com os hotéis, pousadas restaurantes totalmente lotados. Postos de combustíveis, bares, e principalmente os agricultores familiares que levaram seus produtos para Feira”, avaliou o prefeito.

Para Zé Silva mais uma vez a Agricultura Familiar mostrou sua força

Para o diretor executivo do Consisal José Silva algumas pessoas pensam e até comentam que os movimentos sociais perderam força com as mudanças dos governos federal e municipal (de Valente), mas segundo ele essa 8ª Feira  mostrou a força da agricultura familiar que é responsável por um percentual importante para economia do país e ‘independente de governo ela tem que trabalhar e continuar sendo fortalecida, a agricultura familiar é responsável por colocar em torno de setenta por cento  do alimento na mesa do brasileiro, mas além do alimento gera renda e economia, então não é um governo que vai estabelecer se ela continua se enfraquece ou se fortalece”, afirmou Zé Silva como é popularmente conhecido.

Presente ao evento, o presidente do CONSISAL e prefeito de Lamarão, Dival Medeiros Pinheiro (PT), disse ao CN que a 8ª Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária, representa uma marca para região, pois mostra, não apenas alimentação, mas tudo de bom que é produzido pelos agricultores e citou o exemplo de uma associação do seu município.

Dival Pinheiro – Prefeito de Lamarão, presidente do Consisal e da FecBahia

Dival também fez referencia ao apoio da Prefeitura a feira ouça a entrevista

Emoção de Wilson Dias – O diretor da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Wilson José Vasconcelos Dias, mais conhecido por Wilson Dias, um dos incentivadores e colaboradores da criação dos movimentos sociais há três décadas, representou o governo do estado na abertura do evento.  Wilson, que é natural de Governador Mangabeira, engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e mestrando em Planejamento Territorial pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), se emocionou a falar do crescimento deste movimento e sua preocupação com o momento atual com risco de perder tudo que foi construído com muita luta.

Wilson Dias – Diretor da CAR

Para Wilson Dias, a feira, apesar de ser um evento já consolidado, a cada ano vem crescendo, não só do ponto de vista das atrações, com uma multiplicidade de ações, exposição e comercialização de produtos, com oportunidades de conhecerem contatos para futuros negócios, mas também com a projeção e prospecção de novas possibilidades, reaplicando experiências aprendidas e atraindo os diversos públicos para conhecer as ações que vêm sendo realizadas pela Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (Fatres), promotora da feira.

Ouça o “bate papo” de Wilson Dias e o repórter Valdemi de Assis, também oriundo dos movimentos sociais.

Na abertura do evento, na manhã de sexta-feira, foi entregue o titulo de cidadão Valentense ao cantor e compositor Del Feliz.

Mabel Amaral de Oliveira (DEM), Maria Madalena Oliveira Firmo (PT) E Djalma Santana da Silva Neto, conhecido por Netinho Tur (PSB), atual presidente da Câmara.

Redação CN | Fotos: Raimundo Mascarenhas



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.