bahia

sexta-feira, 07 de julho de 2017 20:37

Sinebahia oferece cursos e palestras para pessoas com deficiências

De janeiro a junho deste ano, o SineBahia fez o encaminhamento de 741 pessoas com deficiências para possíveis vagas de emprego na Bahia. Desses, 128 foram contratados.

Sinebahia oferece cursos e palestras para pessoas surdas.
Foto: Camila Souza/GOVBA

Com foco na ampliação das oportunidades de trabalho para pessoas com deficiências, o Serviço de Intermediação para o Serviço (SineBahia) encerrou nesta sexta-feira (7) o curso ‘Descomplicando a Língua Portuguesa’, destinado aos deficientes auditivos. A iniciativa integra um conjunto de atividades que serão promovidas pela a unidade, vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes do Estado (Setre), de julho a setembro deste ano, como palestras sobre Orientação para o Trabalho e cursos de Língua Portuguesa e Informática. O objetivo é aumentar as chances de pessoas com deficiência ingressarem no mercado de trabalho.

O curso de Língua Portuguesa esclarece dúvidas sobre estruturas linguísticas, como explica a professora Juliana Moraes. “Focamos na gramática, classe de palavras e organização de frases em português, porque a língua de sinais funciona de uma forma diferente”. O aluno André Bonfim aprovou as aulas e esclareceu dúvidas sobre as novas normas ortográficas. “Sinto que vou ter melhores chances de conquistar uma vaga”.

Sinebahia oferece cursos e palestras para pessoas surdas.
Foto: Camila Souza/GOVBA

De acordo com a supervisora de serviço psicológico e qualificação social e profissional da unidade, Juliete Barreto, a iniciativa ajuda a democratizar as oportunidades de emprego. “Os cursos visam instrumentalizar esses candidatos, que também precisam de qualificação para o mercado de trabalho. Ainda temos vagas disponíveis, e os interessados devem procurar a unidade central para se inscrever. É uma preparação para o Dia D, em outubro, um dia exclusivo só para atender as demandas de trabalho”.

De janeiro a junho deste ano, o SineBahia fez o encaminhamento de 741 pessoas com deficiências para possíveis vagas de emprego na Bahia. Desses, 128 foram contratados. As inscrições estão abertas no local das aulas e na unidade Capaz, localizada no SAC Shopping Barra, exclusiva para Pessoas Com deficiência (PCD). Os interessados devem inscrever-se previamente, levando carteira de trabalho, RG e CPF. A iniciativa faz parte das ações de inclusão voltada para pessoas com deficiência, com foco na ampliação das oportunidades no mercado de trabalho.

Neste mês e em agosto próximo, acontece ainda uma capacitação em Libras voltada para servidores do SineBahia e da Ouvidoria Geral do Estado (OGE). A ideia é que, cada vez mais, profissionais do atendimento no estado sejam capacitados para atender com propriedade pessoas com deficiência auditiva.

Fonte SECOM


COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.

  • + LIDAS