bahia

quarta-feira, 06 de setembro de 2017 23:56

Ângelo Coronel e Josias Gomes participam do Encontro Estadual de Vereadores em Serrinha

Um dos assuntos mais comemorados pelos vereadores foi a doação de uma sala anexa da ALBA pelo presidente Coronel para funcionar a sede da UVB em Salvador.

Encontro aconteceu na sala do Cinema do Shopping Serrinha | Foto: Raimundo Mascarenhas

Com a presença de 543 vereadores, terminou no fim da tarde desta quarta-feira, dia 06, o Encontro Baiano de Parlamentares Municipalistas, promovido pela União dos Vereadores do Brasil – UVB, através da organização Estadual (UVB-BA), na cidade de Serrinha, município localizado no território do sisal.

Para Edylene Lopes Ferreira (PR), vereadora pelo município de Serrinha e presidente da UVB/BA, o encontro superou as expectativas, pois, eram esperados 250 vereadores e este número dobrou com a participação de cerca de 10% dos vereadores do Estado e contou com a participação de vereadores do estado de Sergipe.

Edylene Ferreira demonstrou muita alegria com o anuncio oficial do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ângelo Coronel (PSD), cedendo um espaço na sede da ALBA, no Centro Administrativo da Bahia, para funcionar a sede da entidade, o que reforça a parceria do legislativo estadual com o municipal.

Ela também considerou de extrema importância a presença do secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, pois, esteve representando o governador Rui Costa (PT), e afirmou que o desejo do governo do estado é sempre atender as demandas dos vereadores. A vereadora Edylene Ferreira agradeceu a presença de Josias, dos deputados Ângelo Coronel e Luciano Ribeiro, que proferiram palestras, porém lamentou a ausência de outros deputados e dos prefeitos. “Foram dois dias de debates calorosos com temas relacionados as câmaras e seus integrantes, inclusive em um determinado momento se falou que a UPB modificou seu estatuto para incluir os vereadores na instituição, mas quero deixar claro que UPB é UPB e UVB é diferente, ou seja, é a entidade representativa dos vereadores”, falou Edylene ao CN.

O secretário Josias Gomes explicou a ausência do governador Rui Costa, comentou sobre o evento e a nova condução da UVB depois da posse de Edylene. “De todos os poderes, o poder legislativo é o quem tem mais relações com o povo. Ouça

Falando para um auditório lotado de políticos, Josias Gomes descartou que sua atuação na pasta possa influenciar sobre as eleições em 2018, como pensam alguns deputados e isto tem deixado claro pelas críticas feitas por deputados estaduais desde sua entrada na pasta. “Nós já estamos com uma frente política muito consolidada. Atraímos alguns partidos no início desse mandato do governador Rui Costa e com eles estamos administrando muito bem o estado. Politicamente, há uma consolidação da nossa base e será esta base que vai dar o passo para a reeleição do governador Rui Costa”, concluiu o petista.

O presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, Ângelo Coronel (PSD), defendeu a independência entre o Legislativo e o Judiciário, além de recomendar aos vereadores a criação de leis, para a instituição da emenda impositiva municipal.

As câmaras de vereadores de Serrinha e Rio de Contas entregaram moção de aplausos a Coronel pela sua defesa de independência dos poderes legislativo

Segundo Coronel, os vereadores devem acrescentar no Orçamento de seus municípios as emendas impositivas municipal. “Aqui na Bahia, nós votamos a criação dessa emenda há quatro anos e o governador está devendo as de 2015, 2016, 2017”, e estamos constantemente cobrando”, afirmou.

O Social Democrata defendeu também a independência dos legislativos, segundo ele, o que é feito pelos vereadores e deputados raramente é reconhecido pelos chefes de Executivo. “Um exemplo é o metrô de Salvador, nunca ouvi Rui dizendo ‘agradeço aos parlamentares por essa obra”, lamentou Coronel.

No final, comentou com o CN sobre o evento e confirmou que o espaço para funcionar a sede da UVB no prédio da Assembléia Legislativa.



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.

  • + LIDAS