colunas

quinta-feira, 28 de setembro de 2017 20:56

Ler é um prazer – Dom Itamar Vian

O livro é um artigo de primeira necessidade. Bill Gates, o criador da Microsoft, afirma: “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros e leitura, nossos filhos serão incapazes de escrever”

A Feira do Livro que acontece, nesta semana, em Feira de Santana, está completando 10 anos.  Pretende  destacar a importância da leitura, popularizar o livro, escritores e artistas, fomentar a formação de leitores e oportunizar uma visão mais crítica da sociedade. É um evento para todos.

O livro é um artigo de primeira necessidade. Bill Gates, o criador da Microsoft, afirma: “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros e leitura, nossos filhos serão incapazes de escrever”. O célebre escritor brasileiro Monteiro Lobato (1882-1948), disse de forma magistral: “Um país se faz com homens e  livros”. Um bom livro muda a vida de muitas pessoas.

O incentivo à leitura é missão de pais e professores. No começo essa obrigação cabe à família. É fundamental iniciar a formação de leitores quando os filhos ainda são pequenos, lendo para eles, deixando-os brincar com as obras, familiarizando-os com as palavras e despertando neles a curiosidade pelos livros. Depois é preciso que as escolas continuem apoiando esse trabalho feito em casa. O Brasil precisa investir muito em educação e a leitura é um dos caminhos.

Hoje é mais difícil formarmos leitores competentes e cientes da importância da leitura, porque é mais fácil ficar navegando nas redes sociais. Os defensores da informática dizem que o verdadeiro analfabeto, hoje é o desconectado. Em  parte isto é real. Mas é bom lembrar que a verdadeira cultura ainda depende dos livros. Para tanto precisamos nos conscientizar de que, temos um papel muito importante na formação do hábito da leitura.

O leitor assíduo desenvolve o pensamento crítico formando idéias próprias  acerca dos fatos. Mas, o melhor de tudo é que a leitura  leva a lugares incríveis, onde não poderia ir “com as próprias pernas”. Ler é um prazer. Ler é indispensável para aqueles que querem se expressar bem. Mostra as diversas possibilidades da língua, aumenta o vocabulário e enriquece o conhecimento. Quem lê sabe escrever.

 Grandes, pequenos, de todos os formatos, cores e preços, alguns bem comportados nas prateleiras, outros nos cestos de ofertas, milhares de livros estão disponíveis na Feira do Livro, oferecendo maravilhosos tesouros. Assim como vamos às feiras de frutas e hortaliças, busquemos na Praça João Barbosa de Carvalho (Praça do Fórum) sacolas e cestos de livros. “Bendito aquele que semeia livros, à mão cheia e manda o povo pensar” (Castro Alves).

Itamar Vian

Arcebispo Emérito

[email protected]



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.

  • + LIDAS