esporte

sábado, 28 de outubro de 2017 12:35

Bahia busca a sua melhor campanha na era dos pontos corridos

Time precisa de mais 11 pontos em oito jogos para superar desempenho de 2013

Foram apenas quatro participações desde que a Série A passou a ser disputada no formato atual, de pontos corridos e com 20 clubes. Em três delas, 2011,2012 e 2013, o Bahia sofreu pelo menos até a penúltima rodada na luta contra o rebaixamento. Em 2014, não conseguiu se livrar da queda para a segunda divisão.

Este ano, apesar da distância para a zona ser de cinco pontos, ainda não dá para dizer que o Bahia não corre riscos de um novo descenso. Muito menos afirmar que o time vai conseguir escapar com pelo menos duas rodadas de antecedência. No entanto, comparando as campanhas, é possível afirmar que o Bahia nunca esteve em uma situação melhor do que a que está agora, em 2017.

Atualmente, o tricolor é o 12º colocado com 38 pontos somados em 30 rodadas. Restam 24 a serem disputados e a pontuação máxima a ser atingida é de 62 pontos.  Em 2011, o time que vinha treinado por Joel Santana encerrou a 30ª rodada na 14ª colocação, com 36 pontos. Mesma posição em que terminou o campeonato, chegando aos 46 pontos.

Lance do Gol de Renê Junior contra o Botafogo. Bahia perdeu de 2 a 1 com gol nos acréscimos

No ano seguinte, em 2012, a equipe então comandada por Jorginho fez uma grande campanha de recuperação no segundo turno, após terminar a primeira metade da competição com 17 pontos. Nesta mesma rodada, no entanto, tinha 35 pontos e era o 16º. Somou 12 pontos nos últimos oito jogos e terminou o campeonato com 47, na 15ª colocação.

Em 2013, com Cristóvão Borges no comando, o tricolor conseguiu a sua melhor campanha até então. Ficou em 12º e somou 48 pontos. Na 30ª rodada, no entanto, tinha apenas 36 e estava em 15º lugar. No ano seguinte, quando foi rebaixado, o desempenho foi bem abaixo dos demais. Terminou em 18º com 37 pontos apenas.

Portanto, para o Bahia de Carpegiani superar o que fez o time de Cristóvão e ter a melhor pontuação do clube na história dos pontos corridos, é preciso fazer 11 pontos dos 24 em disputa, o que corresponde a três triunfos e dois empates nas oito partidas restantes.

Com 49 pontos, no entanto, não é possível afirmar que o time estaria numa posição acima do 12º colocado, justamente a que a equipe de 2013 terminou a competição, mas diante dos últimos anos, uma vaga na Sul-Americana estaria praticamente assegurada.

Fonte: Correio



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.