bahia

terça-feira, 31 de outubro de 2017 14:35

Projeto Retratos de Esperança lança livro para construção de casa

A renda da venda do livro será revertida para a construção de uma casa para uma família que mora em barracos de lona no lixão do município de Santa Luz e sobrevive da coleta e separação de lixo reciclável

Fotógrafo e autor do livro Bismark Araújo tem o desejo de construir a casa dessa família

Está em pré venda e será lançado em novembro o livro Retratos de Esperança, composto por fotografias de realidades diversas e adversas que mostram a vulnerabilidade social baiana e brasileira por meio das imagens reveladoras de sentimentos, necessidades, alegrias, melancolias, ternuras, medos e esperanças.

Foto devidamente autorizada pela família que também sonha em receber uma casa para abrigar essas crianças

O livro Retratos de Esperança faz parte de um projeto social homônimo que leva para estudantes do sertão baiano, por meio de palestras e oficinas de fotografia em escolas, registros feitos ao longo de seis anos, pelo fotógrafo Bismarck Araujo, em municípios de quatro regiões baianas e da zona da mata pernambucana. Utilizando a fotografia como linguagem social, Retratos de Esperança convoca adolescentes, jovens, professores e pais – e com livro, toda a sociedade – para a necessidade de um olhar sensível e crítico diante do mundo e das pessoas que os cercam: “…fez realmente eu ter uma perspectiva de vida diferente” (J.M, estudante, após uma palestra em Conceição do Coité-Ba).

Livro será lançado em Retirolândia, Serrinha e Feira de Santana.

Bismarck Araujo é natural de Retirolândia-Ba, de origem pobre, sabe o que é passar fome e ter o básico para sobreviver. Trabalhou desde menino como vendedor de picolé, entregador de feira, atendente de farmácia, atendente de lanhouse, empacotador de supermercado, balconista de farmácia para ajudar a mãe – que divorciada, criava sozinha dois filhos – e para adquirir uma câmera fotográfica, pois descobrira ser esse o instrumento ideal para realizar o seu sonho de mostrar as diferentes realidades.Trabalhou como fotógrafo de eventos por quatro anos, teve uma crise de depressão por não estar trilhando o caminho dos seus sonhos e depois de uma experiência como mochileiro, renovado e reconectado com o seu sonhou, criou o projeto Retratos de Esperança para mostrar as realidades e ajudar a transformar vidas, assim como ocorrera com a sua vida.

Por isso, a renda da venda do livro será revertida para a construção de uma casa para uma família que mora em barracos de lona no lixão do município de Santa Luz e sobrevive da coleta e separação de lixo reciclável, cujas fotografias compõem metade do livro.

O Lançamento será feito em algumas cidades da Bahia, confira a agenda da primeira semana de lançamento:

Dia 08/11, em Retirolândia-Ba, na Câmera dos Vereadores, as 19:00h

Dia 09/11, em Serrinha-Ba, no Shopping Serrinha, a partir das 10:00h

Dia 10/11, em Feira de Santana-Ba, durante o Festival de Fotografia do Sertão, no Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA, a partir das 19:00h

Conheça e siga o Retratos de Esperança e o trabalho de Bismarck Araujo nas redes sociais. Facebook: Retratos de Esperança, Bismarck Araujo e Instagram: @retratosdeesperança, @bismarckaraujo_. Para adquirir o livro entre em contato com retratosdeesperanç[email protected], 75 98198.6355 ou 75 98106.3943.

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.