brasil

sexta-feira, 06 de outubro de 2017 07:56

Representantes do Consisal e lideranças políticas participam de reunião em Brasília

Na oportunidade, foram recebidos pelo diretor da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Francisco de Castro e por Vitor Leal, coordenador-geral de Acesso à Água.

Na última quarta-feira(04), o presidente do Consisal, Dival Pinheiro, o secretário executivo do consórcio, José Silva, os prefeitos Carlos Santiago do município de Ichu e Marcos Adriano de Valente, e o deputado federal Roberto Brito, acompanhado do chefe de gabinete Alexandre Camargo, participaram de reunião em Brasília, no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário – MDSA.

Na oportunidade, foram recebidos pelo diretor da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Francisco de Castro e por Vitor Leal, coordenador-geral de Acesso à Água. Na pauta, foram debatidos sobre o andamento dos projetos de cisternas, e sobre a importância de firmar parcerias para a continuidade , em especial do Primeira Água, que já beneficiou milhares de pessoas no Território do Sisal, região muito afetada pela falta de água nos tempos de estiagem.

“A nossa preocupação e luta constante é para dar continuidade às ações de construção de tecnologias para captação de água, seja para consumo, produção ou escolares, entendendo a característica e a necessidade da nossa região. A nossa luta é para que as ações não parem e que além das famílias já contempladas, possamos ampliar para outras famílias”. Destacou Dival Pinheiro.

“Houveram muitos avanços importantes em governos anteriores em relação aos programas de convivência com o semiárido. O Brasil vive um momento turbulento e essa situação nos deixa em dúvida sobre o futuro de programas importantes. Nós estamos sempre dialogando com os setores responsáveis, buscando a continuidade destas ações. Além do mais , estamos aqui discutindo sobre as demandas que já temos consolidadas em nosso território. Temos famílias já cadastradas, que receberam capacitação e com buraco escavado em suas propriedades, só esperando o repasse para conclusão”. Pontuou o secretário executivo, José Silva.

O Programa Primeira Água é uma realização do CONSISAL em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O objetivo é garantir acesso à água de qualidade às famílias de baixa renda da zona rural dos municípios consorciados, através da construção de cisternas de placas para captação e armazenamento da água de chuva para o consumo humano, garantindo assim uma melhor qualidade de vida para as famílias beneficiadas.

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.