agricultura

segunda-feira, 09 de outubro de 2017 22:07

VII Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Quijingue acontece dias 15 e 16/10

Durante a programação da Feira, serão realizados cursos sobre horticultura, prevenção de doenças em caprinos e ovinos, criação de abelha mandaçaia, manejo e conservação do solo e manejo de aves caipira.

Foto: arquivo

Dias 15 e 16 de outubro, acontecerá a VII Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Quijingue (FEIRAQ). Com o tema sustentabilidade e o meio ambiente, o evento contará com exposições, cursos, intercâmbio, palestras e outras atrações durante os dois dias.

Com abrangência regional, a Feira deverá receber agricultores familiares, produtores rurais e trabalhadores da economia solidária de outros municípios, além da participação protagonista de Quijingue.
A sétima edição da FEIRAQ acontece em um momento em que a Prefeitura de Quijingue, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente busca estabelecer mecanismos e ações para impulsionar a produção familiar e estimular a geração de renda para o homem do campo no município.
Durante a programação da Feira, serão realizados cursos sobre horticultura, prevenção de doenças em caprinos e ovinos, criação de abelha mandaçaia, manejo e conservação do solo e manejo de aves caipira. Confira abaixo programação completa.
A agricultura familiar e a economia solidária são responsáveis por movimentar grande parte de vagas de trabalho e geração de renda em cidades de pequeno porte como Quijingue. E produzir de forma sustentável, sem agredir o meio ambiente tem que ser compromisso número um. Essa é a aposta do evento, cuja realização conta também com a experiência da ONG Humana Brasil, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quijingue, Secretaria Municipal da Educação e a Secretaria Municipal da Assistência Social, Cultura, Esporte e Lazer.
PROGRAMAÇÃO
15/outubro – Instalação dos estandes
18h – Abertura com culto ecumênico
16/outubro
7h – Café comunitário
8h – Palestras/minicursos
Horticultura
Local: Escola Navarro de Brito
Responsável: Agrônomo André José dos Santos
Prevenção de doenças dos caprinos e ovinos
Local: Escola Navarro de Brito
Responsável: Fernando
 
Meliponicultura (criação de abelha mandaçaia)
Local: Escola Navarro de Brito
Responsável: Pedro José
 
Manejo e conservação do solo
Local: Escola Navarro de Brito
Responsáveis: agrônomo Rômulo Ribeiro Campos e o biólogo Thiago Rehn
Manejo de aves caipira
Local: Escola Navarro de Brito
Responsável: Josimari, veterinária do CONSISAL
 
09h40 – Formação da Mesa de Abertura
10h – Palestra sobre superação de vida – Cláudio Vieira (Monte Santo)
11h – Crédito Rural BNB e BB S/A e Ascoob Itapicuru
12h – Intervalo para o almoço
13h – Visita aos estandes (biodigestor)
14h – Visita ao estande de mel de abelha mandaçaia
15h – Apresentação de reisado pelo Grupo Cultural da Inveja (Nonato)
!6h – Avaliação e encerramento
Fonte: ASCOM PMQ


COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.