bahia

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017 16:23

Governador Rui Costa assina ordem de serviço para construção da 1ª etapa do projeto Mandacaru em Tucano

Dez mil pessoas serão beneficiadas.

Foto: Teones Araújo

O governador Rui Costa (PT) assinou na manhã desta segunda-feira (18), no povoado de Mandacaru, em Tucano, município localizado no território do sisal, a ordem de serviço para a instalação de um Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA), que vai beneficiar quase dez mil moradores de 15 localidades do município.

O investimento será de aproximadamente R$ 12 milhões e irá levar água tratada às localidades de Poção, Fazenda Juá, Rua Nova, Fazenda Queimada das Abóboras, Salgado, Mandacaru, Pedrosa, Quixaba do Mandacaru, Fazenda Moreira, Fazenda Lagoa da Serra, Lagoa de Dentro, Laje, Pau Branco, Alecrim e Serrador.

Foto: Teones Araújo

A obra, que será executada pela Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado (Sihs), inclui quase 60 mil metros de adutora, sete estações elevatórias, 19 reservatórios e 1.823 ligações domiciliares.

Rui Costa assina ordem para execução de rede de água | Foto: Teones Araújo

O governador Rui Costa falou ao CN da importância do projeto Mandacaru iniciado entre 2013 e 2014 pelo então governador Jaques Wagner, “quando lançou o programa água para todos, porém não recebeu apoio do governo federal e resolvi fazer com recursos próprios”, falou o petista.

O governador explicou também que nesta primeira etapa serão beneficiadas 10 mil pessoas e na segunda etapa, mais 3.500, totalizando 13.500 pessoas beneficiadas quando o projeto estiver 100% concluído. Segundo Rui Costa, a obra será licita em dois momentos e garantiu que será licitada a 2º etapa antes da conclusão da 1º etapa. “Quando vier inaugurar a primeira etapa, será dada a ordem de serviço para iniciar a segunda”, garantiu o governador.

Otto Alencar senador e presidente estadual do PSD

Rui falou também que água é sinônimo de vida e saúde e a população bebe água de qualidade, torna-se mais saudável e que faz parte de uma boa política pública de saúde aplicar recursos em abastecimento de água e é isso que estamos fazendo pelos quatro cantos da Bahia.

O senador Otto Alencar (PSD), disse que essa obra era sonhada pela população e só saiu do papel por decisão do governador Rui Costa, pois, mais uma vez a Bahia foi perseguida pela oposição no estado que fazem parte da base sustentação do presidente Michel Temer e convocou o povo para se unir, pois “iremos derrotar o governo federal e a oposição calça curta na Bahia em 2018”, falou o Social Democrata.

Ângelo Coronel presidente da Assembleia Legislativa

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ângelo Coronel (PSD), foi saudado com muitos fogos e ao coral popular chamando de “senador”. Ele disse que não pretende ser candidato na eleição do próximo ano, mas se coloca a serviço do seu partido e deixa seu nome a disposição. “Se o partido achar que devo ser candidato ao Senado, estou aqui para ajudar e se pensar ao contrário, também estou aqui para ajudar”, concluiu.

Ao falar para imprensa, o deputado Alex da Piatã, disse que tem participado da luta para execução do projeto Mandacaru desde que tomou posse em 2015, porém essa luta intensificou a partir de outubro de 2016, após a vitória do vereador João Marcos Araujo Cavalcante (PTB), mas conhecido como Marcos do Raio X, o mais votado naquele pleito.

Alex da Piatã | Foto: Teones Araújo

Natural de Conceição do Coité e no exercício do primeiro mandato, Alex da Piatã disse conhecer de perto o que é conviver com a problemática da falta d’água e ser difícil entender como se tem dificuldade deste liquido precioso em um município que sua marca é “água”, inclusive fonte de renda no Turismo, ao se referir  ao Jorro e o Jorrinho.

“Assim que Marcos ganhou a eleição, me procurou e disse que não devíamos nos quietar até que esse projeto fosse concretizado e por determinação do governador Rui Costa e com forte influencia do senador Otto Alencar, dentro de dez meses a água estará chegando às torneiras e beneficiando aproximadamente 10 mil pessoas”, concluiu o deputado Alex da Piatã.

Além dos deputados Alex da Piatã e Ângelo Coronel, ambos do PSD, também participaram do evento os deputados petistas Fátima Nunes, Bira Coroa, Gika Lopes, Zé Neto, além do ex-presidente da ALBA, deputado Marcelo Nilo (PSL) e Alex Lima (PTN).

Foram entregues durante o ato três tratores com implementos agrícolas, cada um custando em média R$100 mil, a fim de beneficiar os municípios de Tucano, Cansanção e Monte Santo. Os veículos entregues integram estratégia da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR).

Redação CN



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.

  • + LIDAS