fatos-policiais

sábado, 20 de janeiro de 2018 17:38

Equipe do BOPE resgata explosivo não detonado em caixa eletrônico do Banco do Brasil de Retirolândia

Apenas um explosivo foi encontrado e o comandante do Bope acredita que seja fabricado pelos criminosos, mas garante que tem grande poder de destruição.

Um trabalho muito minucioso é feito para que o êxito seja alcançado | Foto: Raimundo Mascarenhas

Uma equipe do Esquadrão Anti-Bomba do Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE, que fica em Lauro de Freitas – BA, foi acionada para resgatar um artefato explosivo que foi colocado por dois criminosos na madrugada deste sábado, 20, em um terminal de auto atendimento do Banco do Brasil da cidade de Retirolândia, no Território do Sisal e não ocorreu a explosão.

Sargento Clecio acompanhar o policial com roupa especial até a entrada da agência | Foto: Raimundo Mascarenhas

Diante do perigo iminente, a Guarnição da Policia Militar isolou o local enquanto aguardava o BOPE que chegou a cidade por volta das 13h. Contando com apoio também da Guarnição da CIPE Nordeste, os policiais do Bope iniciaram o trabalho de extremo cuidado usando equipamentos de última geração e depois de aproximadamente uma hora e trinta minutos, o artefato explosivo foi retirado com êxito total.

O braço robótico cumpre importante papel de ‘fisgar’ o artefato | foto: Raimundo Mascarenhas

Sargento Clecio que esteve a frente da operação de resgate do artefato explosivo disse ao Calila Noticias que o BOPE tem um trabalho bastante abrangente e um dos mais realizados tem sido é esse tipo, quando o artefato falha na tentativa de explodir caixas eletrônicos.” Mas o Bope está aqui atuante como sempre e pronto para estar cumprindo o objetivo que é neutralizar todas as ações desses bandidos”, afirmou o comandante da operação.

Explosivo colocado ao chão em frente ao equipamento de raio-x. Mais a frente o recipiente onde será transportado o explosivo | Foto: Raimundo Mascarenhas

O BOPE montou toda estrutura em frente a agência usando equipamentos de última geração todo sistema interligado a um notebook que informa se o explosivo está ou não ativo através de um raio-x. Em seguida vestiu um policial com roupa especial que faz lembrar um astronauta que utilizando um braço robótico retira o artefato com muita precisão.

Sargento Clecio faz um breve estudo do explosivo pelo notebook que recebe informações do raio-x | Foto: Raimundo Mascarenhas

De acordo com o sargento Clecio, o artefato encontrado não foi o que se chama de dinamite, e sim um explosivo com grande poder de destruição que ele acredita que pode ter sido fabricado pelos criminosos. Após retirado o artefato foi colocado num recipiente apropriado onde será transportando até o local onde será detonado.

O comandante disse que realmente o explosivo falhou quando acionado e afirmou também que para sorte do criminoso que talvez não tivesse tempo de sair de dentro da agência.

Policial usa roupa especial para se aproximar do artefato explosivo | Foto: Raimundo Mascarenhas

Uma câmera de segurança registrou o momento que dois indivíduos saíram correndo e que um deles teria escorregado ainda no interior da agência. Pelo sistema de câmera tão foi possível verificar que os dois homens usaram uma marreta para quebrar a porta de vidro e o mais curioso foi o alarme não ter acionado naquele momento, mas quando a PM chegou o dispositivo disparou.”A gente está aqui na rua e o alarme é acionado e a gente vem ver não é nada, hoje que precisou dele não alarmou”, disse um guarda municipal que acompanhou o trabalho do Bope.

Veja o vídeo do momento que os indivíduos chegam ao banco.

Tentativa de explosão a caixa eletrônico do Banco do Brasil de Retirolândia

Momento que dois indivíduos chegam ao setor de auto atendimento do banco do Brasil de Retirolândia, coloca o explosivo e fogem, mas o artefato não detonou.

Posted by Calila Notícias on Saturday, January 20, 2018

 

Esta é a segunda investida criminosa contra o mesmo banco, em fevereiro de 2012 os bandidos conseguiram levar o dinheiro após a explosão.

Redação CN



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.