bahia

terça-feira, 23 de janeiro de 2018 16:48

Hemoba alerta para doação de sangue antes de vacina contra febre amarela

Após ser imunizado contra a doença, o voluntário fica impossibilitado de doar sangue por quatro semanas.

Hemoba convoca população a doar sangue antes de tomar vacina da febre amarela
Foto: Carol Garcia/GOVBA

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), iniciou ação de conscientização para que a população se dirija aos postos de coleta e realize a doação de sangue antes de tomar a vacina contra a febre amarela. Após ser imunizado contra a doença, o voluntário fica impossibilitado de doar sangue por quatro semanas. Na Bahia, a campanha de proteção contra o vírus começa no dia 19 de fevereiro.

A diretora de hemoterapia da Hemoba, Iraildes Santana, explica que este período de interrupção no ciclo de doação é uma medida de segurança. “As pessoas que são vacinadas contra a febre amarela devem permanecer afastadas da doação por 30 dias, a partir da data que tomou a vacina. Por isso, fazemos esse alerta à população para que antes de vacinar compareça ao serviço de doação de sangue A interrupção na doação é para evitar qualquer risco que possa ocorrer de transmissão da infecção por via transfusional”.

Hemoba convoca população a doar sangue antes de tomar vacina da febre amarela
Na foto: Itamar Carvalho, montador de andaimes
Foto: Carol Garcia/GOVBA

Além da restrição para quem irá tomar a vacina contra a febre amarela, a Hemoba costuma registrar uma baixa no estoque de bolsas de sangue neste período do ano, por conta da proximidade do Carnaval e de outros festejos populares. Somente o Hemocentro Central, que fica em Salvador, tem a necessidade diária de captação de 250 bolsas de sangue para que o estoque alcance um número satisfatório para atender à demanda da população. Entretanto, a fundação está captando apenas cerca de 150 bolsas diariamente.

“Nesse período de festas populares, a gente experimenta uma redução do número de doações. É uma redução natural porque as pessoas estão em férias, viajando e, por isso, fazemos esse alerta para a restrição do número de doadores. Antes das festas e da vacinação, compareça aos postos da Hemoba e faça a sua doação”, destaca Iraildes.

Doação regular

O fisioterapeuta Fernando Rodrigues é doador regular e aprendeu com o pai sobre a importância da doação. Ele começou a doar aos 18 anos e comparece ao Hemoba a cada dois meses para fazer a coleta. “Agora, com 36 anos, continuo doando sangue e plaquetas regularmente. Esse é um ato que leva apenas alguns minutos do nosso dia e, com certeza, vai ajudar um número grande de pessoas”.

O diretor de coleta da Hemoba, Marcelo Matos, lembra que qualquer pessoa entre 16 e 69 anos pode comparecer aos postos de coleta e realizar a doação. Ele ainda explica que o procedimento é bastante simples. “O voluntário chegará ao hemocentro e levará em média 40 minutos, incluindo a triagem e o ato de doação em si e alguns minutos de repouso. Pedimos à população que venha participar com a gente dessa missão que é salvar vidas. Vamos doar sangue antes de cair na folia”.

Além de Salvador, mais 21 municípios da Bahia estão aptos a receber a doação de sangue. A lista completa com os pontos e horários de coleta pode ser consultada no site da Fundação Hemoba (www.hemoba.ba.gov.br).



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.