araci

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018 21:19

Araci – Prefeitura oficializa a entrega de 43 residências na zona rural

Foi montada uma estrutura na Praça da Conceição onde aconteceu o ato de entrega das casas.

População rural de baixa renda beneficiada com a casa própria | Foto: Raimundo Mascarenhas

A Prefeitura de Araci, município localizado no território do sisal, entregou na manhã desta segunda-feira (26), 43 casas populares do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). Entre os beneficiados, estão moradores das comunidades de Bento, Casinhas, Morrinhos, Pedra alta, Tapuio, Ovo da Ema, Poço do Capim, Bela Vista, Ribeira I, Pedra Furada, Barbosa, Barreira, Angico, Queimadinha, Lagoa Nova e Lajedo II, Jacú e Roça de Dentro.

Foto: Divulgação

O PNHR tem a finalidade de possibilitar ao agricultor familiar, trabalhador rural e comunidades tradicionais o acesso à moradia digna no campo, seja construindo uma nova casa ou reformando, ampliando ou concluindo uma existente. Programa vinculado à modalidade do Minha casa, Minha vida, regulamentado pelo Ministério das Cidades.

O programa é divido em três grupos e no caso de Araci foram beneficiadas as pessoas que pertencem ao grupo 01, ou seja, as que fazem parte das famílias com renda familiar bruta anual de até R$ 15 mil e foram construídas pelo Instituto de Desenvolvimento sustentável Araci (IDESA), entidade organizadora destinada às famílias enquadradas no âmbito do PNHR e Cada família beneficiada paga uma parcela anual de R$ 268 durante 04 anos.

Washington Serafin | Foto: Raimundo Mascarenhas

Segundo Washington Luiz Gonçalves Serafim da Silva, presidente da IDESA, esse projeto é desafiador e obtém resultado concreto e não político, ou seja, são construídas unidades em diferentes localidades, só que dentro do mesmo projeto,não aparecendo como aquelas construídas em condomínios nas cidades. E o prefeito de Araci, Silva Neto, apoiou totalmente esse projeto”, falou Washington Serafim.

Secretário de Relações Institucionais Willian dos Anjos | Foto: Raimundo Mascarenhas

Bastante dedicado ao programa, o secretário de Relações Institucionais, William dos Anjos, disse em seu pronunciamento que a idéia surgiu em 2010, bem antes de o programa ser lançado pelo então presidente Lula e em parceria com IDESA e o Banco do Brasil, o assunto foi sendo ampliado e discutido até que resultou na construção destas casas e outras 42 estão sendo construídas e já estão com 60% das obras em andamento podendo serem entregues até o mês de junho.

Lúcio volta a ter uma casa depois de quase 40 anos | Foto: Raimundo Mascarenhas

Externando muita alegria da concretização desta etapa que ele intitulou de Araci I, William dos Anjos disse ao CN que aquele dia foi marcante e muito feliz. O secretário citou o exemplo do líder comunitário Lúcio Alves de Souza, 65 anos, presidente da Associação dos Moradores de Barreiras, que teve sua casa destruída pelas chuvas no inicio da década de 1980 e não conseguir outra, e estava morando todo esse tempo na casa de um filho.

Prefeito Silva Neto | Foto: Raimundo Mascarenhas

O prefeito Silva Neto (PDT) agradeceu a confiança e o respeito que o povo tem com seus representantes. “Política foi feita para ser exercida por pessoas de bem, pelos bons. Nós administramos o município focado na melhoria da qualidade de vida das pessoas, por isso que obtivemos vitória em 2012, 2016 e seremos vitoriosos em 2018 e 2020”, falou o prefeito.

O prefeito destacou importância dos vereadores como co-participantes da gestão e a força do associativismo no município, “um exemplo para a Bahia”, finalizou o prefeito.

Vice-prefeita Keinha | Foto:Raimundo Mascarenhas

A vice-prefeita Maria Betivania Lima de Jesus (PSC), mais conhecida por Keinha, parabenizou a todos que conquistaram a casa e afirmou que a luta para beneficiar outras famílias continua, mesmo com as dificuldades do momento. Tem aqueles que tentam atrapalhar usando as redes sociais, mas nós, eu e Silva Neto, não temos medo de rede social”, externou a Social Cristã, arrancando aplausos do público presente.

Alex da Piatã | Foto: Raimundo Mascarenhas

O deputado Alex da Piatã (PSD) destacou a importância do evento, a sensibilidade e a competência dos gestores do município que fizeram o projeto acontecer. O parlamentar elogiou a postura dos vereadores que trabalham com o objetivo de melhorar a vida das pessoas e a equipe de secretários da Prefeitura.

O parlamentar aproveitou a oportunidade para falar de seca, já que aquele povo sofre com a estiagem. Ele lembrou algumas ações na área de combate a seca e citou o exemplo da limpeza da barragem de Serra Branca, importante manancial do município. “Quando conversei com o prefeito Silva Neto sobre a nossa parceria, falei que não queria um voto se não mostrasse meu trabalho pelo município e começamos pelo Araci Norte. Visitamos o sistema, articulamos reuniões na CERB, no TCU, com a construtora e hoje a obra foi retomada e logo a água chegara às torneiras de milhares de pessoas”, falou o Social Democrata.

Catarina tem 4 filhos e só tem dinheiro do Bolsa Família | foto: Raimundo Mascarenhas

Ao finalizar os discursos cada beneficiado recebeu simbolicamente a chave de casa e uma muda de planta frutífera, um iniciativa da IDESA, a exemplo de Catarina Lima dos Santos, 38 anos, moradora da Fazenda Terra Nova na região do Povoado Queimadinha.

Mãe de quatro filhos, ela disse ao Calila Noticias que morava na casa da sogra e nunca pensou que entraria para debaixo de um teto que fosse seu, pois, a única renda que tem é do Bolsa Família.

A casa possui dois quartos, uma sala, varanda, área de serviço e banheiro.” Quando abro os olhos de manhã e me vejo em minha casa é a maior alegria do mundo”, comemora a dona de casa.

Carlos Miranda conseguiu uma casa e mora sozinho, podendo encontrar quem sabe sua cara metade | Foto: Raimundo Mascarenhas

Carlos Miranda Barreto também está comemorando o recebimento da casa na comunidade do Bento, pois, tem 46 anos de idade e nunca tinha conseguido uma casa, pois o trabalho de peão de motor não ganha suficiente para construir uma casa. Carlito como é conhecido disse ao Calila que é solteiro, não tem filhos, quem sabe agora com uma casinha não consegue a sua cara metade.

Esta última foto mostra uma das residencias entregues e pertence ao agricultor Antônio Araújo. O hall / rol da casa já tem pretendentes também para se livrar do calor.

O agricultor Antônio Araújo, residente na comunidade de Lagoa Nova e Lajedo II, na região do Caldeirão

Redação CN

 

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.