bahia

domingo, 25 de fevereiro de 2018 21:39

Deputado Alex da Piatã discute turismo ecológico e saúde com lideranças e empresário de Mutuípe

Empresários pediram apoio para incentivar o turismo e os profissionais de saúde, mais investimento no único hospital de cidade.

Sede de Mutuípe – Foto Teones Araújo

Situado entre vales e morros no Recôncavo Baiano, o Vale do Jiquiriçá é um destino muito prazeroso para quem curte a natureza. O turismo ecológico na região tem como principais atrativos os rios Jiquiriçá e Boqueirão, como também a mata nativa, rica em árvores frutíferas. Em Mutuípe, um dos 20 municípios localizados no território do Vale do Jiquiriçá é possível encontrar cachoeiras como pontos turísticos e o que restou na Mata Atlântica.

Cachoeira da Roda D’água

Localizada a 24 km do centro de Mutuípe, a cachoeira da Roda D’Água como é conhecida, foi assim chamada devido a uma roda d água que tem como objetivo servir de motor / gerador para a casa de farinha. A 01 km da cachoeira da Roda d’água encontra-se a cachoeira Três Saltos e mais a frente, aproximadamente 03 km encontra-se a Cachoeira Alta e seguindo mais 08 km, já no final do município de Mutuípe está localizada a cachoeira Vel de Noiva, uma belíssima cachoeira localizada no meio de uma serra com mata fechada, ideal para quem curte trekking.

Cachoeira Véu de Noiva

Com todo esse potencial turístico, o município vem sentido ausência dos turistas e este fato tem refletido no comércio e na geração de emprego. Comerciantes e lideranças políticas, preocupados com esta situação, se reuniram com o deputado estadual Alex da Piatã (PSD) e solicitaram do parlamentar a interferência junto ao governo do estado para que haja mais investimentos que possam incentivar a presença dos turistas.

Deputado se reuniu com empresários de Mutuípe | Foto: Teones Araújo

Um dos fatores que, segundo os participantes da reunião relataram ao parlamentar, é a situação das estradas vicinais que estão quase que intransitáveis e isto tem distanciado os turistas. “Com o afastamento dos turistas, houve um queda considerável nas vendas do comércio”, falou o empresário conhecido por Marcelo da Gráfica.

Nas cinco rotas de turismo na Bahia, aquela conhecida como “caminhos do Jiquiriçá”, somente três municípios seguiram fazendo parte do roteiro turístico, ou seja, Amargosa, Itatim e Mutuípe. “Pretendo agendar uma viajem com mais tempo ao município de Mutuipe, visitar in-loco estas áreas, entender melhor toda situação e, sem dúvida, colocar nosso mandato para intermediar junto a Secretária de Turismo e até o mesmo no Ministério do Turismo ações que venham dinamizar este setor e fazer com que volte ser um instrumento forte de geração de emprego e renda”, falou o deputado Alex da Piatã.

Saúde

Deputado conhece o hospital e suas pendencias | Foto: Teones Araújo

O deputado também garantiu intermediar junto a Secretária de Saúde do estado um maior investimento, tanto financeiro, como em equipamentos no Hospital e Maternidade Clélia Rebouças, único na cidade conveniado exclusivamente ao SUS (Sistema Único de Saúde), que presta atendimento em urgência, emergência, obstetrícia, pediatria e clínica médica a mais de 60 anos. A unidade é mantida pela Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI)

Fonte: Assessoria de comunicação do mandato do deputado Alex da Piatã, com informações do valedojiquirica.com



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.