bahia

domingo, 18 de fevereiro de 2018 19:40

Laje – Durante encontro com as associações, prefeito anuncia investimento de 50% do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar

A economia do município é basicamente agrícola, com produção expressiva de produtos derivados da mandioca e sua pecuária diversificada, conta com criações de bovinos, suínos, asininos e muares.

Prefeito Binho de Mota | Foto: Teones Araújo

O prefeito de Laje, município localizado no Vale do Jequiriçá, Kledson Duarte Mota (PSD), mais conhecido por Binho de Mota, anunciou na manhã deste domingo (18), durante o primeiro encontrão das associações comunitárias rurais, que 50% dos recursos para a aquisição de gêneros alimentícios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) será destinado para compra de produtos produzidos pelos agricultores familiares.

“O que determina o PNAE é que pelo menos 30% do valor repassado sejam investidos na compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar e neste primeiro ano compramos 38% e agora, em 2018, vamos ampliar para 50%”, falou Binho de Mota.

Foto: Teones Araújo

O prefeito falou ao CN que uma das suas prioridades é oferecer uma merenda de qualidade e saudável para as crianças e adolescentes das escolas municipais. “Nós estamos pensando na escola, pensando no aluno, mas também pensando na agricultura familiar. Entendemos que uma agricultura familiar forte, a economia do município também fortalece”, externou o Socialista Brasileiro.

A economia do município é basicamente agrícola, com produção expressiva de produtos derivados da mandioca e sua pecuária diversificada, conta com criações de bovinos, suínos, asininos e muares. Segundo o prefeito a Prefeitura tem se preocupado com esta área e 2017 colocou três patrulhas agrícolas a serviço dos agricultores, sendo uma delas resultado de emenda parlamentar do deputado estadual Alex da Piatâ (PSD) e foram contratos técnicos agrícolas

O município tem uma área 499, 422 km² e, além da sede, a população rural esta distribuída em 54 comunidades. Recentemente foi criada a Central das Associações que é presidida pela agricultora Suely dos Santos Brito de Souza, conhecida por Zinha, que também é presidente da Associação dos Moradores do Rio de Areia.

Foto: Teones Araújo

A CAL tem um quadro de 18 associações filiadas e “o principal objetivo é desenvolver um trabalho coletivo no município. Tem momento que realizamos um trabalho não apenas com as filiadas, mas com todas e fazemos isso como forma de fortalecer o movimento associativista e desenvolver o município”, explicou Zinha.

A Bahia é o Estado brasileiro que possui o maior número de agricultores familiares. São 665 mil famílias em todo o Estado, o que corresponde a 15% de toda a agricultura familiar do Brasil. O setor é responsável por, pelo menos, 70% dos alimentos que chegam à mesa da população baiana, além de responder por 7% do Produto Interno Bruto (PIB) baiano.

Redação CN



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.