colunas

sexta-feira, 08 de junho de 2018 14:53

Manga com leite não faz mal, alienação sim! – Rafael Verdival

O fato é que essa crença cria raízes profundas nas nossas vidas. Não sabemos quando foi que ouvimos isso pela primeira vez. Às vezes parece que já nascemos sabendo. É algo tão certeiro. É como saber que o fogo queima.

Rafael Verdival – Advogado

Certamente você já ouviu falar por aí que manga com leite faz mal. É uma verdade absoluta. A única certeza na vida, além da morte. E quem ousa desafiar esse dogma, quando a própria a vida está em jogo? Eu não conheço ninguém que tenha tentado.

De certa forma, saber que manga com leite faz mal é um conhecimento hereditário. Vai passando de geração em geração, através da tradição oral. Duvida? Pergunte para a pessoa mais velha de sua família se é uma boa ideia essa mistura.

O fato é que essa crença cria raízes profundas nas nossas vidas. Não sabemos quando foi que ouvimos isso pela primeira vez. Às vezes parece que já nascemos sabendo. É algo tão certeiro. É como saber que o fogo queima.

Não sabemos exatamente como faz mal, nem quais são os sintomas. Certamente é porque ninguém sobreviveu pra contar a história. Manga com leite é o pior dos venenos.

Mas por que nós acreditamos tão cegamente que manga com leite faz mal? O que comprova que – de fato – é um veneno? É aí que está a coisa.

Simplesmente alguém vira pra você e diz: “manga com leite faz mal”. A partir daquele dia, ingerir essa combinação letal passa a ser nosso maior medo. É nesse momento que experimentamos o pior veneno da manga com leite sem sequer notar: a alienação.

Sim, acreditar que manga com leite faz mal é sinal de alienação – apesar da Globo não ter nada a ver com isso, eu acho. Ouvimos, acreditamos e até passamos adiante aquela verdade. Entretanto, nunca fizemos questão de verificar se é verdade ou não.

Até que em um belo dia uma criança se revolta. Escondida de seus pais, surripia uma manga madura, enche um copo com leite e prova do suco proibido. Sente aquele gosto peculiar – alguém já tomou suco de manga com leite? -, o coração batendo rápido em ansiedade. Será que foi uma decisão errada?

Mas nada acontece. E nem acontecerá.

A partir daquele dia, aquela criança se torna livre. O conhecimento é libertador. Você passaavida toda acreditando que manga com leite faz mal, mas basta uma simples experiência pra todos aqueles anos de crença irem por água (ou suco) abaixo.

E é assim na vida, meus amigos. Ainda mais nessa vida louca que veio com o Século XXI. Confesso que era muito mais fácil simplesmente acreditar que manga com leite faz mal. Ser alienado é fácil, mas pensar dói.

É mais ou menos aquela ideia do filme “Matrix”. Você prefere tomar a pílula azul (tem gente que prefere, só pra dar aquele gás) e viver numa realidade legalzinha, mas totalmente falsa; ou tomar a pílula vermelha e encarar a realidade cruel, mas verdadeira?

Vivemos um momento estranho. Pessoas chegam nervosas – celular em mãos – mostrando uma notícia que acabarem de ler em um grupo de Whatsapp. Parece que agora vão ter 789 radares entre Feira e Salvador, e o valor da multa vai para R$ 7.895,21.

Em outro grupo, uma fonte segura afirma que Temer está articulando um novo golpe, desta vez no inferno. O objetivo é realizar o impeachment do capeta. Confesso que nessa eu até acredito.

Todas essas notícias aparecem, mas não há sequer uma fonte. Não saíram na TV. Não estão nos grandes portais.

Mas se já é difícil acreditar nos grandes veículos de imprensa, veja lá nos grupos de Zap. É por isso que é preciso se informar. De longe todo Goob é Coca-Cola. As pessoas não são tão felizes quanto postam no Instagram. Os baianos não falam com voz de quem tomou anestesia pra extrair o dente queiro, como mostram nas novelas.

O que eu quero dizer é que nós devemos questionar sempre. Não acredite em tudo que vê, mesmo que seja no Jornal Nacional. Olhe em outras fontes.Tire suas próprias conclusões. Pense.

E, só para deixar bem claro o meu ponto, vale dizer o seguinte.

Lá na época do Brasil colônia, leite era caro pra caramba. Sendo assim, só os senhores de engenho podiam usufruir dessa iguaria. Manga, porém, tinha a rodo, e os escravos adoravam. Nesse contexto, para evitar que os escravos tomassem o tão sagrado leite, os senhores inventaram essa lorota descarada. E a gente acredita até hoje.

Então, meus amigos, fiquem espertos para a próxima vez que alguém tentar lhe impor uma informação pronta. Questione. Pense. Jogue a manga no liquidificador e bata com leite. Beba no gargalo. Seja livre.

Lembre-se: manga com leite não faz mal, mas alienação sim.

 Para mais textos, acesse: www.rafaelverdival.blogspot.com

 Rafael Verdival| Advogado



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.