economia

domingo, 08 de julho de 2018 23:42

Ascoob/Itapicuru assume área da Credi Norte; é a segunda incorporação em dois anos. Entenda como fica a fusão

A primeira foi com a CREDIMONTE, sediada em Jacobina e com uma agencia no Distrito de Junco.

Diretoria e Conselho Administrativo da Ascoob Itapicuru

No dia 20 de julho acontecerá em Jaguarari uma assembléia conjunta entre os associados da Cooperativa de Crédito Rural Norte do Itapicuru (Credi Norte) e Cooperativa de Crédito Rural do Vale do Itapicuru (Ascoob/Itapicuru), para oficializar a fusão e no dia 23, primeiro dia útil após assembléia, as operações da Credi Norte estarão todas incorporadas a Ascoob/Itaticuru com sede em Santaluz.

Zé Carlos – Presidente do Conselho Administrativo da Ascoob Itapicuru

Para o presidente do Conselho Administrativo da Ascoob/Itapicuru, José Carlos da Silva, será um desafio novo para instituição, e esta incorporação acontecerá com a orientação do Banco Central, diante das dificuldades que a Credi Norte vem enfrentado, Ascoob/Itapicuru tem condição de assumir estas demandas e também por ser a cooperativa que está mais próxima da área de abrangência da Credi Norte, ou seja, Ascoob/Itapicuru tem a agencia em Itiuba e Monte Santo, vizinhos a Jaguarari.

José Carlos disse ao Calila Noticias que este processo de incorporação foi aceito pelas organizações sociais por entender que a Credi Norte não tinha condição de se auto sustentar. “Hoje é muito difícil uma cooperativa de crédito solteiro se manter (única). A movimentação financeira é pouca, ou seja, aproximadamente R$ 1 milhão, o que inviabiliza o funcionamento da cooperativa”, falou Zé Carlos.

Ainda de acordo com o presidente do Conselho, a Credi Norte em Jaguarari tem a sede onde funciona a agência, aproximadamente mil cooperados e seis colaboradores (funcionários) que após aprovação da incorporação passaram para a fica sob a responsabilidade Ascoob/Itapicuru.

Em maio de 2017 diretores da Credi Norte estiveram em Santaluz onde se reuniram com a diretoria da Ascoob (veja)

Com a incorporação, a Ascoob/Itapicuru passa a contar com 11 agências e um posto de atendimento em Retirolândia que logo será transformado em agencia.

PAC de Retirolândia foi inaugurado em 26 de maio de 2018

Segunda experiência de incorporação

O diretor operacional da Ascoob/Itapicuru, Robson Sena, falou ao CN que esta será a segunda incorporação. A primeira foi com a CREDIMONTE, sediada em Jacobina e com uma agencia no Distrito de Junco, que vinha passando por dificuldades financeiras e de gestão, pois, a diretoria daquela cooperativa não tinha a dinâmica do cooperativismo.

Robson Sena atuando desde 2000 quando abriu a primeira agência

Segundo Robson Sena, após a cooperação, o sistema melhorou e passou credibilidade com a troca de gerentes e mudou a dinâmica funcional. “Hoje o próprio presidente da Ascoob/Itapicuru foi que assumiu esta área do junco e Jacobina que passa duas vezes por semana, além da presença sempre de representantes dos conselhos de administração e fiscal”, lembrou. OUÇA

O diretor explicou também que o momento é outro, naquela área em relação à situação encontrada, principalmente com retorno dos cooperados – OUÇA

O Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) é uma associação civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, de direito privado, de abrangência nacional, que permite recuperar os depósitos ou créditos mantidos nas cooperativas singulares de crédito e nos bancos cooperativos (Bancoob e Banco Sicredi), até determinado valor, em caso de intervenção ou liquidação extrajudicial.

Cooperativa financeira e livre admissão

Agência Ascoob Queimadas

Segundo Robson Sena, a Ascoob/Itapicuru hoje funciona como Banco e pode se instalar em qualquer cidade e de livre admissão, pois transformou em cooperativa de crédito, ou seja, instituição financeira, constituída sob a forma de sociedade cooperativa, que tem por objeto a prestação de serviços de intermediação financeira aos associados, como concessão de crédito e captação de depósitos à vista e a prazo. Também podem ser disponibilizados serviços de cobrança, de custódia, de recebimentos e pagamentos por conta de terceiros sob convênio com instituições financeiras, instituições privadas e correspondentes e outros, conforme regulamentação em vigor.

Ao se unirem em centrais e confederações, as cooperativas obtêm ganhos de escala e de complementaridade, podendo também oferecer produtos e serviços sistêmicos, como consórcios, seguros, previdência privada, poupança e fundos de investimento. No caso da Ascoob/Itapicuru, está integrada ao sistema Ascoob/Central.

Dia internacional do Cooperativismo

No dia 07/07, é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo – Mais de 100 países, dentre eles o Brasil, celebraram. Saiba mais na reportagem do Calila News com Vilmara de Assis.



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.