religiao

quinta-feira, 26 de julho de 2018 20:00

Serrinhenses festejaram Senhora Santana padroeira do Município

No território do sisal também celebram a Santa como padroeira em Tucano e Cansanção.

Celebração de missa em louvor a Nossa Senhora Santana | Foto: Teones Araújo

A comunidade católica de Serrinha teve uma quinta-feira, 26, bastante movimentada com celebração  e procissão em louvor a Nossa Senhora Santana padroeira do Município. As atividades foram presididas pelo bispo da Diocese Dom Ottorino Assolari e contou com a participação de padres e diáconos de várias cidades vinculadas a Diocese.

Em frente à catedral de Santana foi montada uma réplica da primeira igreja em homenagem a santa. Duas missas, sendo a primeira às 10h e a outras às 16h, seguida da procissão no final da tarde, marcaram a data.

Maquete montada para relembrar a história da primeira igreja de Santana que ainda se encontra com a mesma arquitetura na Praça Luiz Nogueira | Foto: Teones Araújo

Sob o tema “Missionário cidadão do Mundo”, o fieis participaram ativamente do novenário e como forma de animar as comunidades, a imagem peregrina de Santana percorreu durante 45 dias todas os povoados e bairros do município.

O aposentado João Alves Lima, 70 anos, residente do bairro da Santa, encantado com o cenário montado pela comissão da festa, falou ao CN que seus avôs eram devotos de Santana, seus pais seguiram, e ele mantém o costume de ir à missa das 10h no dia 26 de julho.

Imagem de Santana | Foto: Teones Araújo

“Seu Joãozinho” revelou ao CN que ouvia seus avôs dizerem que festa em louvor a Senhora Santana em Serrinha teve inicio em 1780, quando a Igreja da matriz foi concluída por descendentes de Bernardo da Silva e em 25 de Setembro de 1955, foi construída a Imagem de Senhora Santana no alto da colina, significando a proteção ao município, sendo ai, o ponto mais importante do percurso da procissão do fogaréu, evento conhecido nacionalmente.

Santa Ana ou Santana, como é conhecida, é a mãe de Nossa Senhora e avó de Jesus Cristo. É por esse motivo que Nossa Senhora Santana é considerada por muitos a grande padroeira dos avôs.

Cansanção e Tucano também tem Senhora Santana como padroeira

Os municípios de Cansanção e Tucano, também celebraram a festa de Senhora Santana, em ambos aconteceram o novenário entre os dias os dias 16 a 26 de julho e encerramento com a missa solene e procissão.



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.