conceicao-do-coite

sábado, 18 de agosto de 2018 03:54

Coité – Sob clima tenso e de muita discussão, eleição para presidente da Câmara é suspensa

Betão absteve do voto e Danilo disse que ele teria que votar conforme o decreto legislativo, Betão disse que ele pode se abster de acordo com o regimento interno e diante desse impasse ficou suspenso até um parecer jurídico.

Foto: Raimundo Mascarenhas

Um dos assuntos que tomou conta do meio político nas últimas semanas em Conceição do Coité foi a eleição antecipada para presidente, vice-presidente e 1º secretário da Câmara Municipal. Pelo lado governista a indicação girava em torno da reeleição de Danilo Ramos, tendo maioria, parecia ter a renovação fácil, até que surgiu a possibilidade de um ‘racha’ quando o vereador Iêdo Cirino (PSD) aliado do governo, se candidatar.

Danilo presidente e a sua direita (esquerda da foto) o vice-presidente Ernandes. Silvan secretário | Foto: Raimundo Mascarenhas

Diante dessa possibilidade de racha, a oposição também teria interesse em lançar um nome para concorrer, mas o que se viu nesta noite de sexta-feira, 17, foi um cenário diferente. Iêdo desistiu de se lançar e surgiu o nome de Ernandes Lopes (PSD) que teria seu apoio e que ganhou força com a desistência da oposição de também lançar candidato, e ainda receberia o apoio de todos os vereadores oposicionists.  Com este novo cenário, a eleição estava garantida a favor de Ernandes que contaria com oito votos contra sete.

Apesar da expectativa a casa não ficou totalmente lotada | Foto: Raimundo Mascarenhas

Antes da abertura dos trabalhos, o que mais se viu foi conversa no canto de parede e ao pé do ouvido. Ao ser aberto, o presidente-candidato a reeleição Danilo Ramos leu um oficio do diretório do PSD assinado pelo seu presidente deputado estadual Alex da Piatã, direcionado a Ernandes Lopes, Iêdo Cirino e Raimundo Carneiro, com a seguinte informação (resumido pelo Calila).

Iedo fala ao ouvido de Ernandes | Foto: Raimundo Mascarenhas

“Para o bem do nosso partido, deveremos acompanhar a eleição de Danilo Ramos para presidente (…). Após a discussão, chegamos a conclusão que em prol do projeto político que alinhamos nosso partido, o melhor caminho é ratificar, integralmente o apoio a gestão municipal nesta caminhada. Assim, contamos com seu apoio e voto na chapa apresentada. Principalmente o que dispõe no artigo (tal) do nosso estatuto, que tratam sobre obediência ás determinações da Comissão Executiva e infidelidade partidária, bem como suas consequências disciplinares (a exemplo de advertência, suspensão das atividades partidárias ou a própria expulsão da legenda.

Após a leitura do próprio Danilo, o líder da oposição Nego Jai questionou as “ameaças” do partido para com os vereadores Ernandes e Iêdo. Raimundo Carneiro já estava nas contas como voto favorável a Danilo.

Iedo (E) conversa com os vereadores da situação | Foto: Raimundo Mascarenhas

Foram abertas as inscrições das chapas e o presidente pediu 10 minutos, e nesse meio tempo, conversas ao pé do ouvido, alguém pode imaginar a tensão que viveram Ernandes e Iêdo? Eleitos pela base aliada e sempre combatendo os vereadores de oposição, naquele momento importante se reuniam na sala da oposição.

O presidente Danilo chegou a irritar a oposição quando pediu pelo menos outras 3 vezes, 10 minutos para cumprir algo relacionado a eleição e quando tudo parecia está normalizado, o vereador Betão do PT, o primeiro a ser chamado para o voto, disse que iria se abster. Naquele momento Danilo disse que o regimento interno da casa diz que o vereador tem que votar, Betão disse que ele não é obrigado e entre os dois questionamentos, Danilo anunciou a suspensão da eleição até que o jurídico dê um parecer, fato que deixou a oposição mais irritada.

Nego Jai criticou a atitude de Danilo ao suspender a eleição

O líder da oposição Nego Jai não poupou criticas ao prefeito Assis. Segundo ele, o gestor quer mandar na Câmara e o presidente (Danilo) “que é menino de recado do prefeito, faz uma manobra pra suspender a sessão. Isso foi maquiado, ele viu nas inscrições que teve o vereador Ernandes, Araújo e Lindo, (presidente, vice e secretário) ele ia perder a eleição” afirmou Jai.

Nego Jai lamentou o comportamento do presidente do PSD Alex da Piatã quando mandou um oficio, que para ele foi uma ameaça aos vereadores Iêdo e Ernandes e que o mesmo, não tem o poder de caçar os seus mandatos.  Ouça

O líder do Governo na Câmara, Gel de Tetê, também se posicionou sobre a suspensão da eleição. Segundo ele, Danilo agiu corretamente ao suspender a eleição,”ele é o condutor das leis do poder legislativo, e já que existiu uma duvida em relação ao regimento interno e o decreto citado pelo próprio presidente, se houve dúvida, nada melhor do que nós dirimirmos essa dúvida para que não façamos arranhões sobre a lisura do processo da eleição da câmara que é tão importante pra o nosso município.Portanto, digo que o presidente acertou, porque temos que primar, primeiro pelas leis que regem a Câmara Municipal de Coité e nenhum vereador está acima da instituição Câmara Municipal”, ressalta.

Gel de Tetê disse que enquanto líder do governo vai continuar conversando com os vereadores Iêdo e Ernandes por fazerem parte do projeto politico que é formado pelo PSD, PT e PHS. Ouça

Ernandes atual vice, ganhou o apoio da oposição

Ernandes disse ao Calila Noticias que em nenhum momento cogitou a possibilidade de ser presidente fora do seu agrupamento político que ele defende e ajudou a construir, porém, segundo ele, não houve espaço para disputa dentro do seu agrupamento, “desde o inicio já se tinha a definição de quem seria os candidatos e realmente não houve diálogos para tentar se construir uma candidatura de Ernandes. Eu fico triste porque tenho uma admiração por pessoas do meu agrupamento, e esta admiração não vai deixar de existir.Eu estou fazendo uma disputa interna da Câmara, que fique claro isso, e na realidade essa decisão minha não implicaria eu me tornar oposição, consequentemente falando eu já estou sendo tratado como tal, fico triste, porque acho que numa disputa interna qualquer vereador pode disputar a presidência, considerando que já sou vice-presidente desta casa”, afirmou.

Ernandes explicou como acatou o apoio da oposição.Ouça

O vereador e candidato Ernandes cita que não teve reunião com o seu partido para tratar do assunto de eleição em momento algum e sim algumas vezes por telefone. O Calila Noticias perguntou ao deputado Alex da Piatã se realmente se omitiu em conversar com o filiado do partido que ele dirige, e ele revelou que sentou várias vezes, inclusive nestes últimos dias que antecederam a eleição.

Presidente Danilo quer a reeleição

O presidente Danilo ao falar para o Calila Noticias sobre a suspensão da eleição para uma nova data, disse que as criticas da oposição são perfeitamente democráticas e que não tem nada que ficar questionando, e teve que tomar enquanto presidente uma posição devida. “Teve um vereador que se posicionou para abster voto, eu tenho um decreto legislativo, duzentos e doze, dois mil e quatorze, que diz que o vereador deverá declinar o voto no candidato. E tem um regimento no artigo cento e seis que diz que ele pode se abster, então tem que ver quem prevalece. Eu vou acionar o parecer jurídico, a partir daí eu retomo os trabalhos da eleição sem problema algum”, disse.

Questionado se ele viu como estratégia da oposição, fazer a investida em vereadores aliados do governo o qual ele faz parte, Danilo minimizou e respondeu de forma serena que na politica tem de tudo e que vai continuar conversando. Ouça

Redação CN

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.