concursos-e-emprego

segunda-feira, 13 de agosto de 2018 16:08

Concurso da PM do Paraná cobra ‘masculinidade’ em edital

Critério faz parte de avaliação psicológica do concurso.

Foto: Divulgação

Um concurso da Polícia Militar do Paraná que começou a inscrever nesta segunda-feira (13) está causando polêmica por ter como um dos critérios da avaliação psicológica o item “masculinidade”. São 16 vagas para homens e mulheres de até 30 anos – o número de vagas preenchidas por mulheres não pode, contudo, ultrapassar 50% do total, respeitando lei estadual paranaense.

No anexo II do edital, o critério “masculinidade” é descrito como “capacidade de o indivíduo em não se impressionar com cenas violentas, suportar vulgaridades, não emocionar-se facilmente, tampouco demonstrar interesse em histórias românticas e de amor”. Para ser considerado adequado neste item, o candidato deve ter um grau igual ou maior a “regular”.

O Grupo Dignidade e a Aliança Nacional LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Intersexuais) publicaram uma nota de repúdio ao edital. Para eles, a exigência desconsidera que mulheres podem se candidatar às vagas ou quer que elas sejam masculinas. Para os grupos, o item é discriminatório.

Publicidade

“Fere a Declaração Universal de Direitos Humanos e a Constituição Federal Brasileira no que diz respeito à igualdade de todas as pessoas, além de estar na contramão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU) em relação ao alcance da igualdade entre os gêneros”, diz a nota, que pede a revogação do edital,

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) disse que vai divulgar nota para se posicionar em relação ao edital, ao qual teve acesso no final de semana.

Correio



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.