cultura

sexta-feira, 03 de agosto de 2018 10:26

Escritor e Poeta Carlos Neves será homenageado em lançamento de livro em Feira de Santana, o qual tem sua participação

O coiteense é escolhido pelo escritor Telito Rodrigues de Souza para prefaciar seu livro "Canudos: A Oração e o Combate".

Autor Telito Souza

Será lançado às 19h desta sexta-feira, 03/08, no Mercado de Arte Popular, no Centro de Feira de Santana, o Livro “Canudos: A Oração e o Combate” de autoria do escritor Telito Rodrigues de Souza com a participação do também escritor e poeta coiteense Carlos Neves de Freitas.

Por se tratar de uma obra das mais conceituadas e abrangentes para o fortalecimento da história Brasileira, – “Canudos: A Oração e o Combate”, o escritor Telito Souza, da Bahia, segundo diversos observadores, tem dedicado praticamente toda sua vida na confecção da mesma e, para tanto, entregou a responsabilidade da elaboração do prefácio desse memorável livro a um dos mais cultos intelectuais da área, o poeta cordelista, escritor e habilitado pesquisador Carlos Neves, que mostrando renomada competência, faz uma profunda analise sobre tal estudo, resultando, desta forma, na elaboração da citada publicação.

Carlos Neves – Foto: arquivo

Num dos trechos do valoroso prefácio, Carlos Neves realizando um abalizado mergulho de conhecimento, nocauteia taxativamente: “Discorrer sobre qualquer fato requer comprometimento, sensatez e acima de tudo, a fidelidade com a informação. Em se tratando dos acontecimentos de Canudos, a responsabilidade parece ser bem maior – é o caso do Professor Telito Rodrigues -, quando ousa escrever e publicar “Canudos: A Oração e o Combate”. Uma minuciosa garimpagem literária com uma narrativa particular, apresentada em linguagem tradicional, porém recheada de personagens, os quais participam, direta e indiretamente, de movimentos em prol da imortalização da histórica “Canudos”, descreve o intelectual Carlos Neves destacando um ofuscante brilho de intelectualidade e bom gosto que envolve o citado estudo.

RELATOS DE HISTÓRIA, DE BRAVURA E DE VALOR !!!

Mais na frente, Carlos Neves reveste-se de intraduzível grandeza e destaca com tamanha serenidade: “Considero de grande relevância a iniciativa do pesquisador e professor Telito, bem como a de vários escritores, pesquisadores, cineastas, jornalistas e segmentos artísticos diversos que, como ele, por convicção ideológica, lutam para manter viva a memória, a história e a trajetória de Antônio Vicente Mendes Maciel – o notável Beato Antônio Conselheiro. Um homem que movido pela indignação ante a miséria que destrói seus irmãos sertanejos pobres, corajosamente se nos apresenta como líder “zumbizizando” e contrariando os opressores escravocratas e detentores do poder daquela região sofrida”.

“Assim, revestido de áureos conhecimentos, sapiência e lucidez, o fortalecido prefácio do respeitado Carlos Neves, interpretando o ponto de vista da maioria, traduz “ipsis litteris” toda abrangência da obra que em conformidade com os mais dedicados ao assunto, proporciona maior abrangência, conhecimento e valor aos pilares da história Nacional e, ao mesmo instante, engrandece a coragem, a valentia e a bravura daqueles que não aceitam opressão, prepotência, violência e perseguição, partindo de onde partir e surgindo de onde surgir !!!” – ((( Geraldo Belo )))

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.