colunas

quarta-feira, 08 de agosto de 2018 20:50

O desafio de ser pai – Dom Itamar Vian

A figura paterna é um dos valores de nossa vida, quer a enfoquemos do ponto de vista puramente humano, quer do ponto de vista da fé.

Dom Itamar Vian

Como ser pai nos dias de hoje?  O pai deseja que seu filho tenha saúde, seja feliz, constitua sua família e possa progredir em sua vida profissional. Os filhos precisarão ter um pai que os acompanhe em todas as situações da vida.

NA VIDA temos valores muito importantes, outros são mais ou menos importantes, restando ainda valores sem importância. Quando o valor é muito importante, sempre haverá tempo para ele. Se não temos tempo para determinada atividade é que ela não tem grande valor. A empresa, a vida social, o clube, o lazer… parecem ser coisas importantes e acabam roubando o tempo que os filhos têm direito.

A FIGURA paterna é um dos valores de nossa vida, quer a enfoquemos do ponto de vista puramente humano, quer do ponto de vista da fé. Em que pese hoje as funções de pai dentro do lar terem deixado de serem bem definidas, como foi no passado, o pai continua sendo, para os filhos, fonte de vida, sabedoria, segurança, proteção, ternura, carinho, confiança, honestidade e ética.

PADRE Charboneau escreveu a seguinte Mensagem Pai: “Só uma vez nosso filho terá três anos e estará doido para sentar em nosso colo; Só uma vez ele terá cinco anos e quererá brincar conosco; Só uma vez terá dez anos e desejará estar conosco, em nosso trabalho; Só uma vez será adolescente e verá em nós um amigo com quem conversar; Só uma vez estará na universidade e quererá trocar idéias conosco. Se nós perdermos essas oportunidades, nós perderemos nosso filho para sempre e ele não terá pai”.

O LIVRO do Eclesiástico nos indica quais são os desafios de ser pai: “Quem ama o filho não lhe poupa repreendê-lo, para poder mais tarde alegrar-se com ele. Quem ensina o filho, colherá fruto nele e se orgulhará no meio dos familiares. Quem ensina o fiho, deixará o inimigo com inveja e dele se orgulhará no meio dos amigos. se o pai vem a morrer, é como se não morresse, pois deixa em seu lugar alguém que lhe é semelhante. Em vida, sentiu alegria ao vê-lo; na morte não se entristeceu” (Eclo 30,1-5).

DEUS ABENÇOE nossos pais! Os que celebrarão seu dia junto com os filhos em volta de uma mesa farta; os que vão celebrar seu dia longe dos filhos, mas dando sua vida por eles. Deus Pai abençoe nossos pais, estejam eles por aqui ou lá com Deus no céu. Parabéns a você pai!

Dom Itamar Vian

Arcebispo Emérito

[email protected]

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.