bahia

domingo, 23 de setembro de 2018 18:04

Conceição do Coité – Comunidade evangélica comemora seu dia com grande carreata e caminhada pelas ruas da cidade

A coordenação dos trabalhos na sexta e sábado ficou por conta da OMEC e neste domingo pela Assembleia de Deus

Carro de som já estava praticamente no centro da cidade e carros passando pelo Alto do São João | Foto: Raimundo Mascarenhas

Há mais de duas décadas é comemorado em Conceição do Coité a semana da cultura evangélica, e neste ano, que chegou a 24ª edição, depois de duas noites de muito louvor na Praça do Mercado Municipal (sexta e sábado) e neste domingo para marcar o termino das atividades, aconteceu uma grande e tradicional carreata que saiu do Povoado de Santa Rosa, onde começou toda história do evangelismo coiteense e terminou no Largo do Mercado Municipal onde foi montado o palco.

Carreta marca a 24ª Edição da Semana dos Evangélicos

A carreata saiu do povoado por volta das 09h20 e depois de percorrer 7 km pela BA 120 entrou na cidade puxada por um carro de som.

Foto: Raimundo Mascarenhas

Pastor Greck Ferreira assumiu a Assembleia de Deus de Coité há três meses, é a sua primeira participação na festa do evangélico de Coité. Segundo ele, está muito feliz porque o povo de Deus continua firme na caminhada e não deixou de estar presente. “Feliz porque eu sei que a igreja está orando e por estar comprometido com a palavra de Deus e a demonstração disso foi essa carreata que o nome do Senhor foi glorificado pelas ruas da cidade pela manhã e a tarde a caminhada profética”.

Pastor Greck Ferreira feliz pela participação dos irmãos na fé | Foto: Raimundo Mascarenhas

O pastor disse que acha importante falar da semana da cultura evangélica porque realmente existe uma cultura evangelística espalhada pelo mundo – Ouça

Pastor Cléber Couto ao lado de Clerisvaldo Ferreira | Foto: Raimundo Mascarenhas

De acordo com o pastor Cléber Couto as atividades de sexta-feira e sábado foram coordenadas pela Ordem dos Ministros Evangélicos de Coité – OMEC com a participação de várias igrejas e neste domingo ficou sob a responsabilidade da Assembleia de Deus, a carreata pela manhã e a passeata na parte da tarde que saiu da frente do templo central, próximo a Rodoviária, acompanhanda por fanfarra e banda de música, com paradas, onde as lideranças evangélicas falavam o que pensam e o que desejam para Coité e o Brasil como um todo.

Pastor Gilson – Presidente da OMEC

Pastor Gilson da Igreja Quadrangular e presidente da OMEC disse que o objetivo mais uma vez foi alcançado que é a glorificação do nome do Senhor Jesus e a salvação de almas, “e a tradição para exaltar o nome do Senhor Jesus está mantida”, afirma o pastor.

Geninha cumpriu papel importante para a implantação do feriado dos evangélicos no calendário do município | Foto: Raimundo Mascarenhas

A professora e ex-vereadora Maria Eugênia (Geninha) estava presente na carreata e na caminhada, assim como esteve na primeira edição, assim como esteve quando vereadora, lutado para que o dia 23 de setembro, “Dia dos Evangélicos”  fosse instituído feriado municipal e conseguiu, mas confessa, foi uma luta muito grande – Ouça

Caminhada Profética aconteceu durante a tarde e marcou o fim das atividades | Foto: Raimundo Mascarenhas

Ainda sobre a história do Dia do Evangélico em Coité, tudo começou em 1989 quando o então vereador Valdemí de Assis, teve a iniciativa de encaminhar o projeto para Câmara, criando a Semana dos Evangélicos no Município, entre os dias 17 a 23 de setembro.

Geninha, evangélica da Assembleia de Deus, encaminhou novo projeto para alterar a Lei e tornar o dia 23 de setembro feriado municipal, quando estabeleceu a nova Lei n. 178, de 15 de dezembro de 1997.

Caminhada Profética saiu do templo central e encerrou no Largo do Mercado

Embora não seja tão divulgado, a data de 23 de setembro passou a ser também conhecida como Dia Estadual do Evangélico, indicação do então deputado estadual Emério Resedá.

Depois de Coité, várias cidades da região adotaram o projeto e hoje acredita-se que pelo menos um terço dos  municípios baianos comemoram. No território do sisal composto por 20 municípios a grande maioria já tem o feriado dedicado aos evangélicos, o último município foi Monte Santo, cujo decreto foi assinado na semana passada pelo prefeito Edivan Fernandes Almeida.

O Dia dos Evangélicos de Monte Santo será comemorado todo dia 1º de outubro.

Redação CN



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.