bahia

sexta-feira, 07 de setembro de 2018 18:42

Santaluz I – Desfile Cívico envolveu mais de 1400 estudantes da rede municipal na manhã desta sexta-feira

Quem presenciou o desfile viu uma sequencia da história desde o Brasil Colonia até o Brasil desejado pela grande maioria dos brasileiros

Estudantes com as bandeiras do Brasil, da Bahia e de Santaluz puxaram o desfile | Foto: Raimundo Mascarenhas

O Município de Santaluz no território do sisal, deu mais um grande exemplo de civilidade ao promover o desfile cívico para celebrar o Dia da Pátria. O evento promovido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação, aconteceu no turno matutino e envolveu praticamente todos os alunos, professores, diretores e coordenadores da rede pública de ensino.

Fanfarra de Santaluz em belíssima apresentação no ponto de maior concentração do desfile | Foto: Raimundo Mascarenhas

Com o tema: ‘Brasil: Nossa Terra, Nossa História’ os cerca de 1.400 alunos saíram da Avenida Nilton Oliveira em direção a Rua Rui Barbosa, onde a prefeitura montou alguns toldos para que a prefeita Quitéria, ex-prefeito e atual secretário de Administração Junior do Max, toda equipe de governo, incluindo vereadores da base, o deputado estadual Alex da Piatã, pudessem acompanhar as 7 alas, distribuídas em 4 pelotões formados pelo Brasil Colônia, Brasil Império, Brasil República e o Brasil que Sonhamos.

Fanfarra de Várzea da Pedra | Foto: Raimundo Mascarenhas

O desfile foi puxando pelas fanfarras FAMSLUZ, da sede do município, e FANVAP, do distrito de Várzea da Pedra que depois de passarem pela Avenida Nilton Oliveira e Rua Rui Barbosa, contornaram a Praça Ezequiel Cardoso, sentido Tanque Grande e a Rua Rosendo Lopes, com destino a Praça do Saber, onde aconteceram os discursos e homenagens.

Brasil de ontem de hoje e o que se espera para o amanhã pôde ser contado no desfile | Foto: Raimundo Mascarenhas

A secretária de Educação Maria Lucineide disse que a independência do Brasil é um ato muito importante para todos os cidadãos, e lembrou que são 196 anos com muitas lutas e conquistas. “Independência quer dizer liberdade, não só de expressão, mas também liberdade de direito e de deveres”.

Segundo a secretária, esse é um momento especial para Santaluz que passa por grandes transformações, uma cidade que está crescendo e se desenvolvendo a cada dia em todos os setores, de modo especial na educação, “onde juntamente com a gestão municipal, temos desenvolvido projetos para que a educação dos nossos alunos seja de qualidade”, afirmou Neide como é conhecida a secretária.

Secretária de Educação | Foto: Raimundo Mascarenhas

Ela aproveitou a oportunidade para dizer que desde 2007 a educação de Santaluz tem superado a meta projetada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB e parabenizou as escolas que alcançaram a melhores notas e as que conseguiram se manter, foi o caso da Escola Antônio Conselheiro, Nicanor T. dos Reis e Marcolino Francisco Xavier.

Prefeito Quitéria disse que a prefeitura realiza essa grande manifestação para lembrar a data magna do Brasil e prestigiar a população de Santaluz | Foto: Raimundo Mascarenhas

A prefeita Quitéria Carneiro se disse muito feliz em estar vivenciando um dia tão importante para o povo brasileiro, “e o poder público não poderia deixar de prestigiar a todos vocês, e a secretaria de educação com toda humildade fez valer esse dia quando preparou esse desfile, não só para comemorar o dia da independência, mas para prestigiar todo o povo de Santaluz”, afirmou.

Edmilson Simões ausente por motivos de saúde foi homenageado pela prefeita

Ausência de Edmilson da FAMSLUZ por motivo de saúde causou forte comoção

Gessinalda Perreira Santos na condição de diretora da Fanfarra de Santaluz não escondeu a emoção e não conteve às lágrimas, ao falar da ausência do fundador professor Edmilson Simões que está hospitalizado em Salvador e deve passar por uma cirurgia nos próximos dias.

Gessilda não conteve às lágrimas ao falar de Edmilson fundador da fanfarra de Santaluz que está enfermo em Salvador | Foto: Raimundo Mascarenhas

Segundo ela, a fanfarra foi fundada em 2005 e ele jamais ficou de fora de qualquer apresentação, seja em Santaluz ou em outras cidades da Bahia. Gessilda disse ao Calila Noticias que Edmilson é uma pessoal especial para a fanfarra, ele transmite alegria a confiança para todo o grupo e a ausência dele foi sentida por todos nesta apresentação. “Foi ele quem montou isso aqui, quem ensinou a cada aluno, que nos deu a oportunidade de conhecer outras cidades, viver intensamente a música e fazer parte de uma família em si, já que somos de uma só família”, falou emocionada.

Dezenas de troféus conquistados desde 2005 quando a fanfarra foi fundada | Foto: Raimundo Mascarenhas

Um caminhão carregado de troféus foi visto pela população, todos conquistados em concursos em diversas cidades da Bahia. Reconhecendo que a fanfarra de Santaluz tem levado o nome do município de forma brilhante, Gessilda pediu a prefeita Quitéria um espaço próprio (sede) para que as pessoas possam visitar a sala de troféus, para que possa realizar os ensaios sem incomodar outros alunos, ela se referiu aos ensaios que acontecem no Colégio Cenos e atrapalham as aulas.”Sempre foi um sonho de Edmilson uma sede própria para a fanfarra, solicitei junto a prefeita para que ele possa nos ajudar com isto”, concluiu a diretora.

Junior acompanhou todo desfile ao lado do deputado Alex da Piatã

O secretário Junior do Max disse que após a fundação das fanfarras os desfiles cívicos em Santaluz ganharam mais brilho e de lá para cá tem se tornado cada vez maior, valorizado a cultura, o folclore, a arte, e sobretudo neste dia especial que é celebrada a independência do Brasil. “Vimos aqui com muita alegria a participação de praticamente todos os alunos das 34 escolas municipais. Pra gente, pra comunidade luzense, pra sociedade de um modo geral, isto mostra o compromisso da secretaria de educação e também com a cultura do nosso município e do nosso Brasil.

Alex disse que saiu satisfeito pelo gesto de civilidade do povo de Santaluz, e parabenizou todo governo em nome da prefeita Quitéria, do secretário Junior. Outros dois grupos políticos se reuniram para assistirem ao desfile VEJA

Veja outras fotos:

Foto: Raimundo Mascarenhas

Fanfarra de Santaluz | Foto: Raimundo Mascarenhas

No último pelotão foi visto por todos o Brasil que sonhamos | Foto: Raimundo Mascarenhas

Foto: Raimundo Mascarenhas

Foto: Raimundo Mascarenhas

Foto: Raimundo Mascarenhas

Foto: Raimundo Mascarenhas

Foto: Raimundo Mascarenhas



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.