colunas

terça-feira, 04 de setembro de 2018 10:20

Sonho dos brasileiros – Dom Itamar Vian

Fica o sonho de que a cultura do “rouba mas faz”, a cultura “do troca de favores”, a cultura do “vale tudo” para permanecer no poder, seja substituída pelo respeito ao povo, pelo respeito ao que é público e pelo culto à honestidade

Dom Itamar Vian

Neste 7 de setembro o Brasil celebra o Dia da Independência. Em todo o país, multiplicam-se comemorações. Há comemorações oficiais e não oficiais. Todas, a seu modo, querem fazer-nos crescer no espírito cívico, no amor à pátria, terra onde buscamos realizar nosso sonho de vida mais digna para todos.

O BRASIL sonha esse sonho e celebra o Dia da Independência num momento de crise. Pessoas de bem, do mundo da política, se angustiam por serem equiparadas as desonestas que provocaram a crise; as pessoas de bem fora do mundo da política, parecem não encontrar outra definição, para a sociedade, que não seja aquela que a identifica com a desonestidade.

FICA o sonho de que a cultura do “rouba mas faz”, a cultura “do troca de favores”, a cultura do “vale tudo” para permanecer no poder, seja substituída pelo respeito ao povo, pelo respeito ao que é público e pelo culto à honestidade. Fica o sonho de que a Família, a Igreja e a Escola, assumam o papel de educadoras, de transmissoras dos valores morais e éticos.

TODOS queremos punição para os desonestos. Queremos que a punição inclua a devolução ao povo daquilo que foi tirado do povo. Queremos que o Brasil reencontre o caminho da ética, da justiça e da paz. Há muito que fazer para que o nosso povo tenha trabalho, uma vida mais digna e seja feliz.

INDEPENDÊNCIA significa povo de cabeça erguida e dono do seu próprio destino. Nosso compromisso pela Pátria deve manifesta-se com medidas concretas. Que os governantes e a sociedade encontrem decisões acertadas para a educação, para uma justa reforma agrária, um melhor atendimento à saúde do povo, justa distribuição de renda, segurança pública, combate à corrupção, à violência, às desigualdades sociais e defesa do meio ambiente.

NO DIA da Pátria, queremos elevar nossas preces confiantes a Deus, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, que Deus Proteja o povo brasileiro, seus governantes e todos possamos assumir o compromisso de promover o bem comum e o respeito à dignidade da pessoa humana. Esse é o sonho dos brasileiros.

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.