bahia

domingo, 07 de outubro de 2018 12:44

Coité – Pelo menos sete pessoas são conduzidas a delegacia fazendo boca de urna

Ao que para muitos parece ser uma coisa comum, fazer boca de urna é crime. O infrator pode ser multado em até R$ 8 mil por cada ato de propaganda, além de ser obrigado a restaurar a limpeza do local.

Entre 09h e 11h da manhã de hoje (07) pelo menos sete pessoas foram apresentadas a Delegacia de Polícia de Conceição do Coité depois de serem flagradas fazendo boca de urna em local não permitido. O Calila não teve acesso as pessoas conduzidas, mas foi informado que são jovens representando candidatos diversos, inclusive alguns deles foram apresentados pela promotora de Justiça Grace Inaura da Anunciação Melo.

Os mesmos foram vistos espalhando material gráfico de propaganda eleitoral e, durante abordagem, encontrado com eles quantidade de santinhos tipico de que está prestando serviço a candidatos.

Foto: Raimundo Mascarenhas

O TSE proíbe “o derrame ou anuência com o derrame de material de propaganda no local de votação ou vias próximas em artigo previsto na resolução 23.551/2017”. A lei estabelece que, ainda que o ato seja realizado na véspera da eleição, configura propaganda irregular. O infrator pode ser multado em até R$ 8 mil por cada ato de propaganda, além de ser obrigado a restaurar a limpeza do local.

Se configurado o crime de boca de urna no dia do pleito, quem joga o material gráfico pode ser detido e cumprir pena de 6 meses a um ano, com alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período e multa.

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.