colunas

sexta-feira, 26 de outubro de 2018 11:47

Cuidados ao admitir e manter funcionários satisfeitos – Gildásio Morais

Admitir colaborador exige planejamento na perspectiva legal e gerencial

Gildásio Morais – Diretor presidente da Morais Contabilidade em Coité

As relações empregatícias se tornam cada vez mais fiscalizadas e exigíveis em nível de profissionalismo, por isso é necessário avaliação prudente e técnica antes de contratar um funcionário.

Admitir colaborador exige planejamento na perspectiva legal e gerencial. Todo empregador deve observar a CLT e as demais Leis que rege a relação empregatícia no Brasil, principalmente as convenções coletivas de trabalho. Então, se admito errado, trago a possibilidade de ter prejuízos, assim para diminuir os riscos de ter problemas na contratação, devemos seguir alguns cuidados:

Se a empresa ainda não conhece sua IDENTIDADE vai ter dificuldade de contratar o funcionário certo. É necessário ter segurança do que é a empresa, para que ao contratar o funcionário tenha o perfil e a identidade da empresa, o mesmo deve ter a cara do negócio.

Defina as COMPETÊNCIAS, o seu negócio precisa tê-las definidas para atingir os objetivos propostos. Seja humilde e crítico, identifique o que não vai bem e que precisa ser melhorado, desta forma terá maior clareza do ambiente e poder ir atrás dos profissionais que tragam as habilidades que faltam.

É preciso pensar no formato da SELEÇÃO, que poderá ser feita internamente na empresa ou com profissionais terceirizados. As empresas que trabalham com seleção oferecem o serviço completo ou segregado. É recomendado contratar uma consultoria que possa fazer todo o processo, desde a atração até a triagem dos candidatos.

ESCUTE mais do que fale na hora de contratar. Faça perguntas abertas e deixe a pessoa falar. Perguntas: “como você é” ou “conte-me sobre seu histórico profissional” permitem verificar coisas essências, como o conhecimento da língua portuguesa, em vagas de atendimento ao público é decisivo.

Estude o currículo de seu candidato, tenha perguntas prontas sobre suas experiências e funções específicas, uma das dicas é observar a terminologia que a pessoa usa, isso mostra que ela é do ramo ou não. Ao entrevista-lo faça perguntas direcionadas ao CONHECIMENTO TÉCNICO, neste momento será fácil descobrir se o mesmo tem capacidade para atuar na função proposta ou não, através das repostas.

Faça com que o funcionário fique motivado, nada melhor do que VALORIZAR seu bom desempenho. Se há satisfação em ambas partes é sinal que a contratação foi satisfatória. Demonstre boa vontade em recompensar o bom desempenho, faça mais do que o tradicional aumento de salário, como oferecer promoção, pagamento de cursos universitários, plano de saúde, etc.

Satisfeito ou não diga sempre ao funcionário o que incomoda ou que deixou feliz. O FEEDBACK é um instrumento de avaliação eficaz, mostra ao mesmo que ele acerta e erra, evita que os erros se acumulem e estimula que as boas ações se repitam, só deve ter cuidado ao falar, pois estes momentos não podem causar constrangimento, mas valorização ao feedback.

Crie um modelo de avaliação que seja TRANSPARENTE, onde o mesmo ofereça a informação de como está o desempenho de cada um, pois assim, todos saberão os motivos exatos de estarem ganhando bônus ou aumento, a transparência demonstra justiça ao funcionário.

É necessário equilibrar o ambiente que muito das vezes as fofocas e as intrigas frequentam, e que podem deixar os funcionários desestimulados, por tanto preste atenção no clima entre as pessoas, e seja educado e direto ao falar ou avaliar sobre o assunto, ser transparente ao lidar com esses tipos de situações ajuda a manter o bom clima.

Fechando nossas sugestões, quero remeter ao empresário que se aproxime dos funcionários, dê exemplo de como seria um bom funcionário, faça com que eles se sintam úteis e importantes, e construtores da história da empresa, que não pensem que são apenas mais um, mas que consigam ver a dignidade humana na relação empregatícia.

Gildásio Rodrigues Morais

Contador Found CRC BA 028017



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.